GESTÃO FINANCEIRA NO SEU COMÉRCIO VAREJISTA

4 MANEIRAS DE MELHORAR A GESTÃO FINANCEIRA NO SEU COMÉRCIO VAREJISTA

Não é difícil encontrar empresas que fecham as portas por conta de problemas na gestão financeira para o comércio varejista. Para resolvermos os problemas de um assunto tão delicado, criamos cinco dicas que irão auxiliá-lo na administração das finanças do seu negócio.

Esse guia serve até mesmo para você, que considera que as finanças do seu negócio estão em pleno equilíbrio. Afinal, todo cuidado é pouco e precaução nunca é demais!

Mas, afinal, o que é gestão financeira para o comércio varejista?

A gestão financeira engloba diversos processos que visam ajudar o empresário a obter um maior controle sobre as finanças do seu negócio. Todo o processo deve ser realizado ao lado do contador.

Agora, vamos explorar um pouco mais a fundo o que pode ser feito para aprimorar a gestão financeira para o comércio varejista.

1- REGISTRE AS MOVIMENTAÇÕES DA CONTA!

Por mais que pareça óbvio registrar toda e qualquer movimentação, há quem não o faça.

Esse é um daqueles erros que, às vezes, são julgados como algo que não é importante. E esse tipo de atitude em relação a pequenos detalhes é o que costuma causar grandes desafios. Em alguns casos, o simples ato de ignorar alguma movimentação na esperança de “deixar para depois” acaba fazendo as contas da empresa correrem riscos desnecessários.

Registrar as movimentações devidamente possibilita a consulta das informações e a comparação daquilo que é registrado no extrato bancário, diminuindo o risco de aparecerem divergências e desafios não solucionados, ainda que a maioria das divergências só conste no registro realizado pelo próprio empresário, e dificilmente por algum erro do banco, o que não é impossível.

2- MANTENHA TUDO SEPARADO E ORGANIZADO

A melhor maneira de não deixar as despesas da empresa se misturarem com as pessoais e garantir uma boa gestão financeira para o comércio varejista é utilizar contas distintas.

Entretanto, muitos empresários não fazem isso.

Esse erro segue a mesma linha do anterior – é uma daquelas situações onde o empresário ignora a gravidade da situação.

Contudo, é preciso garantir que as despesas pessoais se mantenham bem longe das contas da empresa. É bastante fácil acontecer uma pequena confusão, que pode acarretar erros sérios.

3- O FLUXO DE CAIXA É O SEU MELHOR AMIGO

E é algo que deve ser feito diariamente! Com isso, você entenderá, com exatidão, para onde o seu dinheiro está indo, quais são os produtos mais vendidos – e que, consequentemente, trazem mais dinheiro para o seu caixa, além de possibilitar que você, como administrador, faça uma gestão eficiente de fornecedores.

Converse com seus fornecedores e negocie descontos com aqueles que possuem uma relação mais estreita com você. Trabalhe na construção de um relacionamento lucrativo e busque oferecer maiores vantagens para o seu cliente.

4 – O CONTADOR TAMBÉM É O SEU MELHOR AMIGO!

O contador não é apenas um profissional que irá lidar com as finanças das empresas.

Na verdade, a extensão do seu trabalho vai muito além de simplesmente controlar os números, já que o contador possui um papel decisivo na tomada de decisões, ao fornecer dados precisos para o gestor.

Entretanto, não basta recorrer a qualquer empresa de contabilidade. Para que a gestão financeira para o comércio varejista funcione da maneira ideal, é preciso que o contador seja especializado no seu ramo de atuação, do contrário, seus resultados não serão tão eficazes quanto você espera.

Lembre-se que o equilíbrio financeiro do seu comércio varejista está em jogo, e uma das melhores formas de se prevenir é ter um contador ao seu lado.

Além disso, você pode utilizar um software para gestão financeira, visando agilizar os processos e garantir maior assertividade.

Se você ainda possui dúvidas, fale com a Azienda! Será um prazer ajudá-lo.

Antes de ir, confira algumas dicas para atrair mais clientes para o seu comércio!

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *