Assessoria Trabalhista

A assessoria trabalhista, conhecida também como departamento de pessoal é um serviço de extrema importância para as empresa, pois ele irá auxiliar para que tudo comece da maneira certa e dentro da legislação vigente, desde o contrato social até o enquadramento tributário.

Independente do porte ou quantidade de funcionários, toda empresa precisa do serviço de assessoria trabalhista, para que este cuide dos assuntos referentes à legislação previdência e trabalhista, determinações sindicais e outros fatos essenciais relacionados aos colaboradores envolvidos em seu processo produtivo.

O assessor trabalhista da Azienda tem o papel de alertar ao empresário que ele está constantemente sujeito a novas leis e exigências trabalhistas, e obrigações jurídicas, fazendo que a situação da empresa, que outrora estava em perfeito estado, pode não estar mais enquadrada, vindo a ter sérios problemas trabalhistas. Entretanto com um serviço de assessoria trabalhista, pode-se diminuir e limitar a criação de passivos trabalhistas, evitando ações judiciais movidas por funcionários e problemas com órgãos de fiscalização.

O gerenciamento adequado de pessoal, também é um trabalho feito pela assessoria trabalhista da Azienda. Admissão, promoção, treinamento, advertência e demissão de funcionários, além disso, o serviço de assessoria trabalhista acompanha o andamento do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e dos exames médicos admissionais, periódicos e demissionais. Quando estas obrigações estão em dia, dificilmente terá problema com a fiscalização trabalhista.

Os principais serviços prestados na assessoria trabalhista da Contabilidade Azienda são:

  • Admissão, contrato de trabalho, CTPS;
  • Rescisão contratual, Seguro Desemprego, multa fundiária;
  • Cálculo e elaboração da folha de pagamento, emissão de holerites, cálculo e recibo de férias e 13º salário;
  • Cálculos de Tributos, como INSS, FGTS, IRRF, PIS, CAGED contribuições e taxas sindicais;
  • Rotinas anuais, RAIS, cédula de rendimentos;
  • Atendimento a fiscalizações.