Black Friday

Comerciante não perca a oportunidade de grandes negócios com a Black Friday

Quem aqui nunca se deparou com aquelas promoções que fazem encher as lojas de consumidores que buscam comprar seus sonhados produtos, pagando o mínimo por eles?

Em dia de Black Friday a situação é ainda pior, afinal, é um momento de intensa promoção em diversas lojas, e correr atrás do melhor negócio é uma maratona em meio ao tempo e aos concorrentes de compra.

Consumidores chegam a dormir na porta das lojas aguardando sua abertura, garantindo assim um dos primeiros lugares para escolher o que comprar.

São diversos os segmentos de procura por este tipo de promoção. Às procuras vão desde itens para compra de roupas, eletrodomésticos, acessórios e artigos da construção civil.

Mas afinal, o que é Black Friday?

A Black Friday é uma sexta feira de promoção onde muitas lojas participam para aumentar a chamada para o grande dia de evento promocional.

Ela virou moda no mundo todo, devido ao grande sucesso de vendas nos Estados Unidos, não demorou nada para expandir aos demais países.

Essa foi uma das grandes ideias do século, trabalhando o contexto da promoção para venda de estoques, afinal, essa foi outra maneira do marketing impulsionar momentos de instabilidade financeira.

Esse tipo de promoção visa uma via de mão dupla que tem por missão ajudar o comerciante a vender e o consumidor a comprar. Seu lucro mínimo em unidades de produtos gera a venda imediata dos mesmos, trazendo como benefício para a população o preço baixo e para a empresa o lucro pela quantidade de vendas.

Como aproveitar a Black Friday para alavancar o negócio?

Gostou da ideia de imaginar um grande público vindo buscar as promoções da sua loja? Então algumas dicas te ajudarão a transformar esse dia em um marco no aumento das suas vendas:

Esteja atento à data!

O primeiro passo é estar atento para a data.

A data é importante para todo o planejamento de estoque, preparação do marketing e atendimento da demanda do dia.

Assim você controla todo o estoque necessário para o dia, planeja a alocação de funcionários, mão de obra temporária, entre outros insumos.

Check list no seu estoque!

Esse tipo de promoção serve exatamente para fazer girar os produtos que estão “encalhados” e fazer a troca por produtos mais novos.

Por isso é importante que você esteja atento ao que tem em estoque, principalmente aquilo que estiver muito tempo parado, colocando preços bem acessíveis para venda rápida.

Pense no atendimento logístico

Não adianta vender e não conseguir atender as demandas dos seus clientes. Pelo contrário do que se pensa isso pode gerar um efeito negativo a imagem da sua empresa.

Fique atento às condições atuais de entrega e negocie isso na venda com seus clientes. Se necessário, analise os custos de terceirização do serviço para evitar aborrecimentos futuros.

Clientes virtuais também compram!

Parar para pensar que a venda no dia não está destinada apenas à compra física. Hoje em dia a internet lidera o ranking de vendas exatamente pela comodidade que proporciona.

Planeje bem o seu site, através de páginas simplificadas e bem chamativas para o dia. O planejamento sobre a demanda de pessoas online é essencial, pois a rede pode não suportar a quantidade de usuários online e derrubar a sua venda.

Mantenha tudo bem planejado!

Segurança é essencial!

Do mesmo modo que as empresas estão querendo vender e os clientes querendo comprar, pode ter certeza que estelionatários também estão atentos querendo faturar com o prejuízo alheio. Portanto, reforce a segurança!

Invista no marketing do evento

Importante é manter seus clientes atualizados de como e quando será o evento, além de antecipar as novidades promocionais. Utilize de ferramentas como Mala-Direta, E-mail, Wish List, SMS, Whatsapp, Facebook, entre muitos outros tipos de convites.

Cuidado para não errar!

Mais importante que vender é fazer acontecer de modo bem feito. Cuidado para não trazer uma imagem negativa ao seu evento através de:

  • Propagandas enganosas;
  • Desconto compensado em frete;
  • Loja virtual fora do ar;
  • Dificuldades nos modos de pagamentos;
  • Descuido com o pós-venda

Atenção para a contabilidade!

Eis um dia de muita movimentação financeira. É importante estar preparado para manter o controle das finanças, afinal, será grande a variação orçamentária deste dia. Sistematizar e manter profissionais qualificados para atendimento da demanda financeira é imprescindível para evitar prejuízos no seu evento.

Viu só? São muitas as dicas para você faturar muito com as oportunidades de negócios que a Black Friday traz para você.

Então é chegada a hora de começar a elaborar seu planejamento.

Boas vendas!

Veja o próximo post: O mercado digital só aumenta, 7 em cada 10 internautas compram online!

 

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