Contabilidade para Comércio Varejista

Infelizmente ainda existem pessoas que não compreendem a importância da Contabilidade para os negócios. Ao contrário do que muitos empresários pensam, principalmente os novos, a prestação de serviços de uma contabilidade não é luxo, nem burocracia e sim uma necessidade para qualquer empreendimento.

O serviço contábil é uma prioridade para quem exerce qualquer atividade, seja ela comercial, industrial, bancária entre outros, e isso não é diferente para o comércio varejista. Ter um comércio não é simplesmente controlar as compras e vendas. Pensando assim o empresário terá um grande problema e o negócio sofrerá.
Pensar que o comércio varejista se resume em comprar e vender, certamente é ignorar a alma do negócio. Mais do que comprar e vender, ter um comércio é primeiramente saber o que comprar e depois mais ainda saber como irá vender, isso exige planejamento e estratégias. Portanto, sim, a contabilidade para o comércio varejista, é essencial, por questões de necessidade de sobrevivência no mercado. Caso contrário, é melhor mudar de ramo, enquanto a tempo.

Uma das maiores dificuldades dos novos empreendedores, e até mesmo dos veteranos no mercado, é o controle do fluxo de caixa, controle das despesas, escolha dos fornecedores, considerando os custos, qualidade dos produtos e prazos de entrega. Itens muito importantes que colaboram para o sucesso ou fracasso do comércio.

Por ser especialista em comércio varejista, a Azienda entende muito bem essas indagações e dificuldades, por isso sabe como auxiliar o empresário na tomada de decisões, ajudando-o a conhecer melhor seu negócio, pois cada ramo varejista tem suas particularidades, por exemplo, na formação dos custos e no cálculo do preço de venda, e é preciso se atentar para isso, pois estas diferenças podem colocar em risco a lucratividade do negócio.