SOFTWARES PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

Os softwares para construção civil são uma tendência que veio para ficar. Cada vez mais profissionais adotam essa ferramenta.

Vamos descobrir o porquê!

O VALOR DA EXPERIÊNCIA

Por anos, foi bastante difícil conseguir produzir métricas realmente exatas sobre tudo que precisava ser feito, incluindo a obtenção de dados que caracterizavam o andamento da obra. Naquela época, muito da gestão dentro do canteiro de obras era realizado com base no que podia ser visto e no que estava registrado no papel.

Hoje, porém, com o avanço da tecnologia, mais uma ferramenta se faz possível. Estamos falando de softwares para construção civil.

Por fornecer dados mais exatos, o uso desse tipo de software permite uma grande contribuição para a gestão, possibilitando que o controle sobre o andamento da obra seja realizado de maneira mais rigorosa e assertiva.

A ideia é que o responsável pelo controle da obra consiga acessar, de qualquer lugar e a qualquer momento, as informações necessárias para administrar o trabalho, incluindo através dos dispositivos móveis.

É importante ressaltar que, apesar de servirem como ferramentas facilitadoras, os softwares para construção civil não servem como substitutos do gestor, que ainda deve realizar procedimentos manuais.

Isso porque o canteiro de obras requer a presença humana de liderança. É um fator fundamental para incentivar a produtividade dos funcionários e garantir que o andamento das obras corra bem. Afinal, o software não será responsável por monitorar tudo, 100% do tempo.

Além disso, no canteiro de obras, ainda é essencial que os profissionais envolvidos possuam ampla experiência na área e saibam exatamente o que precisa ser feito a seguir.

E, para ter completa certeza daquilo que precisará ser realizado, o trabalhador precisa trabalhar com instruções corretas e bastante específicas.

Indo além, podemos dizer que quando o gestor alia o software para construção civil com a gestão, há um considerável aumento de produtividade, praticidade e uma redução de gastos, além da evitação de desperdícios.

O aumento da produtividade reflete de maneira direta na lucratividade do projeto. Então, por que não adotar um software para construção civil?

Mesmo que o registro e a consulta dos dados ocorra com planilhas, essa tarefa ainda pode ser simplificada com o auxílio de um software. Através de uma compilação de dados que podem ser filtrados a qualquer momento, os softwares para construção civil permitem a tomada de decisões imediata e de forma estratégica.

A QUALIDADE ACIMA DE TUDO

Além de aumentar os níveis de produtividade e a praticidade dos projetos, a utilização de softwares para construção civil também contribui para o aprimoramento da qualidade durante todo os processos.

Na prática, isso significa que quando o gestor faz uso de ferramentas como as já descritas, as obras podem seguir padrões de qualidade bastante específicos, como:

  • Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat;
  • ISO 9001;
  • ISO 14001;
  • OHSAS 18001.

Seguir essas normas traz maior reconhecimento e credibilidade para a empresa responsável, assim como para os profissionais envolvidos.

Então, avalie a possibilidade de investir em um bom software para construção civil, garantindo a manutenção da integridade da sua empresa e o equilíbrio financeiro do seu negócio, hoje e para todos os anos que virão.

Na dúvida, converse com a Azienda. Somos uma empresa especializada em contabilidade para construção civil. Ao conversar com os nossos contadores, você poderá receber dicas e descobrir a melhor forma para implantar softwares para construção civil na sua empresa.

Aproveite e confira algumas dicas de como gerenciar resíduos e reutilizar materiais na construção civil.

Sucesso e até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *