
Indicadores Financeiros para Construtoras – Como medir cada etapa do crescimento!
Para que você tenha ciência da real situação dos números do seu negócio é preciso ter uma visão minuciosa dos indicadores financeiros para construtoras!
Administrar uma construtora é uma tarefa que exige muito planejamento e comprometimento.
Erros na interpretação de dados ou tomadas de decisões com embasamento duvidoso podem te custar muito mais do que o esperado, e ser um fator determinante para que seus projetos tragam dores de cabeça para a sua gestão, somadas a nenhum resultado significativo.
Portanto, como forma de manter o controle sobre os números do seu empreendimento de construção civil e, melhor do que isso, fazer com que você tenha uma construtora financeiramente saudável, é preciso definir e acompanhar os indicadores financeiros do seu negócio.
Os indicadores financeiros para construtoras são extremamente necessários para que você tenha uma visão minuciosa sobre o desempenho da sua empresa, e possa tomar decisões precisas nos momentos necessários, evitando perdas no orçamento e despesas que sobressaem o lucro ao final dos seus projetos.
Mas, calma, que vamos te explicar com mais clareza como você pode defini-los e, assim, ter o controle sobre as movimentações financeiras da sua construtora e seus impactos no caixa do seu negócio.
O que são indicadores financeiros
Os indicadores financeiros são instrumentos gerenciais que, como o próprio nome nos sugerem, indicam a situação atual de determinada métrica ou conta da empresa.
Desse modo, com base nos indicadores financeiros, que devem acompanhar a elaboração do projeto, são as tomadas decisões cruciais para o desempenho da empresa.
Como definir os indicadores financeiros para construtoras
Antes de determinar qual indicador financeiro para construtora será utilizado para determinado projeto ou ação empresarial, tal como a contratação de um colaborador ou empresa terceirizada, ou então o fechamento de um contrato, é preciso saber com exatidão qual serão as suas ações e os números que melhor te auxiliarão a entender se elas estão indo bem ou mal.
O indicador melhor se adapta a decisão que será tomada.
Portanto, para definir o melhor indicador financeiro para construtora a ser utilizado é necessário ter em mente qual o objetivo do projeto ou ação e considerar a influência que esse indicador terá no resultado da empresa.
Alguns dos principais indicadores financeiros
Então, para que você saiba muito bem como utilizar os indicadores financeiros para construtoras em suas estratégias, separamos alguns dos principais, utilizados pelas empresas do setor, para te ajudar. Confira!
EBITDA
O indicador financeiro “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization” (EBITDA) – que significa “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização” -, tem como finalidade representar o desempenho do fluxo de caixa empresarial, tendo um visão ampla da sua evolução ou regressão financeira.
Seu cálculo é realizado da seguinte forma:
Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização = EBITDA
ROI
O “Return on Investiment” (ROI) – Retorno sobre Investimento – é um indicador financeiro que serve para indicar se a sua empresa de construção civil está obtendo lucro ou despesas sobre as ações que estão sendo executadas, seu cálculo é realizado da seguinte forma:
(Lucro Obtido com o Projeto – Valor de investimento do projeto) / Valor de investimento do projeto * 100 = ROI (%)
Capital de Giro
O Capital de Giro é o indicador financeiro que define o ativo circulante em seu negócio, servindo para identificar o valor que empresa mantém para operar suas atividades rotineiras. Para o seu cálculo é subtraído o Ativo Circulante do Passivo Circulante, da seguinte forma:
Ativo Circulante – Passivo Circulante = Capital de Giro Líquido.