Marketing Para Escritórios De Engenharia Civil

Marketing para Escritórios de Engenharia Civil: 3 dicas para conquistar novos clientes

Então, você abriu seu próprio escritório de engenharia civil. Parabéns! Começar um negócio próprio é um feito por si só e você deve se orgulhar. Agora que a empresa já está configurada e o escritório montado, qual é a melhor estratégia de marketing para escritórios de engenharia civil de maneira de atrair novos clientes?

Talvez você já tenha conquistado uma base de clientes estável ou esteja atraindo novos negócios através de referências, indicações e do boca a boca. Mas, será que apenas essas táticas são suficientes?

Não digo com isso, que essas táticas não funcionam, pelo contrário, elas são eficazes, é claro, mas infelizmente não são suficientes. Se um escritório de engenharia civil quiser ter sucesso, terá que acompanhar as tendências de pequenas empresas, interagir com os clientes e começar a pensar em investir em estratégias de marketing.

É evidente que sem o treinamento adequado de um profissional de marketing, muitos engenheiros não sabem ao certo por onde começar a divulgar melhor seu negócio. Mas, não perca as esperanças – com apenas algumas dicas e orientações que destacamos nesse artigo, você, como engenheiro civil, pode aprender a comercializar com sucesso a sua marca.

Confira 3 dicas incríveis de marketing para escritórios de engenharia civil conquistar novos clientes

  1. Identifique um público-alvo

O primeiro passo no desenvolvimento de uma campanha de marketing convincente começa bem antes de pedir indicações aos clientes antigos. Um engenheiro civil deve primeiro perguntar-se: o que posso oferecer ao mercado como diferencial em relação aos meus concorrentes? Que inovações na engenharia civil meu escritório de engenharia civil e capaz de fornecer aos potenciais clientes?

Engenheiros civis podem realizar negócios com uma ampla variedade de clientes, pois fornecem serviços necessários que fazem com que cidades sejam funcionais sem problemas e mantenham os edifícios em posição vertical. Isso os coloca, como profissionais em alta demanda, mas também pode deixá-los, como proprietários de pequenas empresas, desfocados e sem foco ao tentarem atrair clientes de todos os segmentos

Como proprietário de um escritório de engenharia civil, comece com um passo após outro. Engenheiros civis podem visar empresas imobiliárias , construtoras e prefeituras locais, por exemplo. As empresas de arquitetura também costumam contratar o trabalho de engenheiros civis, assim como empreiteiros e consumidores em geral.

Tentar atrair todos os tipos de clientes de diversos setores diferentes não apenas irá sobrecarregar você, mas também produzirá resultados abaixo do ideal. Quando qualquer trabalhador – incluindo engenheiros civis – está muito necessitado, pode cometer erros. Com a engenharia civil, porém, os erros podem ter consequências perigosas.

Em vez disso, identifique algumas regiões ou mercados econômicos que você gostaria de atuar, nos quais você pode transformar sua marca e seus negócios em uma potência. Se você tem experiência com empreendimentos imobiliários e prefeituras, comece a vender seus serviços para esses grupos. Faça abordagens estratégicas, envie e-mails para clientes anteriores pedindo referências e acompanhe as notícias locais e os planos de edificações municipais para novos projetos, de modo a entrar forte com uma oferta irresistível.

Lembre-se: é melhor fazer um projeto muito bem feito do que tentar vários com resultados razoáveis, e se tornar conhecido como um profissional ou escritório de engenharia “mais ou menos”.

  1. Torne-se Digital

 É vital que um novo e moderno escritório de engenharia civil tenha um ótimo site. Isso significa muito conteúdo, gráficos dinâmicos e um foco no motivo pelo qual sua empresa, em particular, será a preferida na mente de seus consumidores para serviços de planejamento, criação de projetos e projetos de obras públicas.

Se você é um engenheiro civil durante o dia, porém, não é um gênio de criação de websites à noite, talvez queira considerar a terceirização da produção de sites para uma empresa especializada para desenvolver o site de seu escritório. Sim, essa é uma despesa adicional, mas vale a pena: quando clientes em potencial visitam seu site, eles encontram um design profissional. Engenheiros civis são confiáveis com tarefas importantes que afetam inúmeras pessoas, os clientes querem saber com certeza que podem confiar em sua empresa, e um website bem desenvolvido pode causar essa boa primeira impressão.

Enquanto detalhes do seu website, tais como, design e estrutura de programação estão sendo cuidados por profissionais da área, concentre-se no conteúdo. Inclua informações detalhadas sobre os fundadores da empresa, incluindo educação e nível de experiência. Use fotos de alta resolução de projetos concluídos ou outras renderizações para mostrar suas conquistas e explique por que sua empresa é a escolha certa em relação aos seus concorrentes.

Pense no website como uma vitrine ou exposição do seu negócio. Você nunca deixaria as janelas de uma loja sem lavar, com tinta descascando na porta. Trate o site do seu escritório de engenharia civil com o mesmo nível de respeito e dedicação, se quiser atrair negócios.

Por falar em sites, outra maneira de impressionar os clientes é usar o AutoCAD 360 Mobile em seu tablet ou smartphone e o Web Beta em qualquer computador conectado à Web para visualizar, editar e compartilhar arquivos CAD. O aplicativo móvel permite que você analise desenhos no local e no campo, e o aplicativo da Web permite que você colabore com outros usuários em desenhos em tempo real. Ambos os aplicativos são gratuitos e uma ótima maneira de demonstrar profissionalismo aos clientes.

  1. Construa relacionamentos fortes

 Todo mundo tem suas lojas favoritas, restaurantes e cinemas – uma das principais razões pelas quais os clientes permanecem leais a uma organização é uma experiência positiva com a marca. Isso não é diferente com escritórios de engenharia civil.

Empresas de construção civil estão constantemente com alta demanda para construir novos projetos, especialmente à medida que a economia se recupera e os governos federal e local investem mais recursos em aeroportos, distritos de serviços públicos e instalações municipais. Se um engenheiro civil desenvolve um relacionamento forte com uma construtora, ele tem uma chance muito maior de voltar a fazer negócios no futuro. Construa parcerias por meio do gerenciamento de relacionamento com o cliente que excede as expectativas.

Se um cliente fizer uma pergunta por e-mail, responda prontamente. Você também deve fazer atualizações regulares do projeto, pedir feedback do cliente e, mesmo quando um cliente estiver sendo difícil, você deve sempre tratá-lo com gentileza e consideração. Depois que um projeto for concluído, entre em contato com os clientes para perguntar como eles se sentem sobre o resultado e se você pode fazer mais alguma coisa para ajudar. Escritórios de engenharia civil que mantêm relações significativas com seus clientes são fortes, e estão sempre em expansão e desenvolvimento, pois têm suas marcas tatuadas na mente de seus consumidores.

Nos negócios, são os pequenos detalhes que fazem a grande diferença.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Nova Azienda Contabilidade e Assessoria! Será um prazer falar com você e te ajudar com a contabilidade para engenharia civil, a fim de possibilitar que você invista com poucos riscos.

Até a próxima!

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