Legalizar Uma Loja Virtual E Vender Com Segurança

Os primeiro passos para legalizar uma loja virtual e vender com segurança

Ter um negócio online é uma oportunidade de negócio bastante lucrativa. Entretanto, é preciso saber como legalizar uma loja virtual para garantir que a empreitada dê certo e não esbarre em obstáculos legais.

Por isso, hoje você descobrirá como fazer para começar o seu negócio online da forma correta.

Confira algumas dicas para se certificar de que você seguiu todos os passos para começar o seu e-commerce.

IRREGULARIDADE É MAIS COMUM DO QUE DEVERIA

Infelizmente, a irregularidade é uma situação comum para várias lojas online no Brasil. Por ser uma loja em um ambiente digital, existem várias dúvidas a respeito da legislação e de como esse tipo de negócio pode ser regularizado. Por isso, os empreendedores normalmente se confundem na hora de começar seus empreendimentos virtuais.

Não é incomum que os negócios online sejam conduzidos de forma irregular, isto é, sem registro para operar, ainda que no ambiente virtual. Hoje, vamos aprender como regularizar um e-commerce.

A LEGISLAÇÃO

A Legislação, de fato, não existiu por um bom tempo. Os donos de e-commerce tinham uma liberdade relativamente excessiva para conduzir seus negócios. Agora, é mais fácil saber como legalizar uma loja virtual, já que o Marco Civil da Internet definiu questões como esta.

PARA COMEÇAR

É preciso que o empreendedor que deseja legalizar uma loja virtual vá até uma junta comercial, a fim de registrar a sua empresa. Ele obterá um CNPJ e estará devidamente registrado.

Com o CNPJ e todos os documentos necessários para iniciar as operações, você estará dando os primeiros passos para vender dentro da lei.

Agora, começa a fase digital. Você precisa se atentar a algumas regras que se fazem bastante importantes dentro do Marco Civil da Internet.

Vamos conferir?

É preciso apresentar de forma simples, direta e clara:

  • O CNPJ, a Razão Social e o endereço físico completo do negócio em todas as páginas. Lembrando que ele não deve ficar exposto de forma prejudicial ao layout do seu site. Pode ficar localizado no rodapé!
  • Dados como email e telefone também precisam estar devidamente expostos – ou, o que pode ser até mais favorável para a criação de email marketing, formulários de contato a serem preenchidos pelos visitantes;

SOBRE OS PRODUTOS

Quando você deseja saber mais sobre como legalizar sua loja virtual, precisa ter em mente que os produtos precisam conter descrições detalhadas e precisas, sempre condizentes com o que é realmente vendido. Para roupas e afins, é importante inserir medidas exatas, instruções de manuseio e lavagem, entre outros dados que podem ser do interesse do consumidor.

As fotos precisam ter qualidade, mostrar bem o produto e representar o que o comprador irá obter de fato. De nada adianta expor um produto com cores editadas pelo computador, se quando ele receber as cores forem diferentes.

A seguir, você precisa se atentar ao pagamento. Como os seus clientes pagarão pelos produtos?

Escolha plataformas seguras e confiáveis, como o PagSeguro, por exemplo. O PayPal também é uma opção, apesar de não aceitar parcelamentos. Com isso, o ideal é sempre investir na diversidade para que, assim, os seus compradores possuam opções diversas!

Porém, escolher não basta. Será preciso mostrar ao cliente as opções de pagamento que ele possui à sua disposição. Para isso, exponha as bandeiras de cartão de crédito aceitas, opções de internet banking e plataformas de pagamento, além da opção boleto.

ATENTE-SE ÀS REGRAS PARA LEGALIZAR UMA LOJA VIRTUAL!

Existe uma regra chamada Direito do Arrependimento. Com ela, o comprador tem até 7 dias úteis para se arrepender da compra e a cancelar. O que muitos lojistas não sabem é que esse prazo não é contado a partir do momento de decisão de compra, e sim do recebimento do produto.

E mais: o cliente não arca com a devolução. Todo o valor da compra – incluindo o que foi pago pelo frete – deve ser estornado.

Tenha essa informação exibida na sua loja online e evite futuros problemas!

Para que a sua loja virtual funcione bem e tenha todo o sucesso que você deseja alcançar, é preciso que todos os processos contábeis estejam dentro dos conformes. Que tal conversarmos para averiguar melhor a situação? A Azienda é uma empresa especializada na contabilidade para e-commerce e, sem dúvida alguma, será um prazer te ajudar!

Aproveite e saiba como administrar uma loja online e ter sucesso!

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *