Atrair Mais Clientes Para O Seu Comércio

Quer atrair mais clientes para o seu comércio?

 Confira 4 ações incríveis que decidimos compartilhar com você neste artigo, para que sua loja seja um verdadeiro sucesso!

Vivemos numa era digital, e as facilidades do mundo virtual trazem cada dia mais conveniência aos consumidores, tais como, realizar compras de produtos e serviços on-line, navegar, pesquisar e comparar funcionalidades e qualidade. Avaliar preços e adquirir produtos no conforto da residência nunca foi tão fácil.

Isto gera uma grande questão na mente dos donos de comércios: como conseguirei atrair clientes para minhas lojas físicas quando as compras on-line são tão cômodas e atraentes?

É, meu amigo lojista. Essa dúvida não é uma exclusividade apenas sua; saiba que todos os seus concorrentes estão na mesma situação que você. Sem clientes, não há vendas, e sem vendas, sua loja terá que fechar.

Desde 2015, podemos ver grandes redes de lojas no Brasil, EUA, e outros países mudarem seu foco para o crescimento de seus negócios através do comércio eletrônico. O Walmart é um dos maiores exemplos dessa mudança de foco. Em contrapartida, vemos gigantes online, como a Amazon, fazendo o caminho inverso e trabalhando com um marketing mais tradicional. Em novembro de 2015, a Amazon abriu uma livraria física em Seattle, EUA. A empresa está alavancando seus dados online para discernir os padrões de compra de seus consumidores e assim, aumentar suas vendas offline.

Um gigante do varejo, como a Amazon, sabe que as pessoas ainda desejam uma experiência de compra “à moda antiga”, isto é, irem a uma loja, tocarem nos produtos, conversarem com atendentes, etc. Então, se você é dono de uma cadeia de lojas físicas, você pode conquistar uma vantagem competitiva em relação aos varejistas online, concentrando sua atenção nas experiências de seus consumidores que frequentam lojas em calçadões e shoppings. No entanto, para fornecer uma experiência centrada no cliente, primeiro você precisa atrair clientes para suas lojas.

Os consumidores – na maioria das vezes – tomam decisões de compra com base nos atributos físicos de uma loja, ou seja, a imagem dos produtos, a disposição das prateleiras, os atrativos que vão além da compra, dentre outros fatores.

Este post irá ajudá-lo a avaliar a imagem da sua loja do ponto de vista do cliente e obter informações sobre como você pode melhorar a aparência da sua loja para atrair mais clientes e melhorar suas vendas.

Aqui estão 4 ações para atrair clientes para sua loja:

  1. Avalie a percepção do cliente sobre a atratividade de sua loja

Antes de mudar qualquer coisa, você deve, primeiro, ter uma definição de como as pessoas enxergam sua loja no atual momento. Você precisa colher alguns depoimentos simples dos clientes habituais.

Existem duas maneiras de você fazer isso:

  • 1º Observe – envolva seus funcionários nesta ação. Faça com que seus funcionários observem como os transeuntes são atraídos para sua loja. Crie uma cultura onde seus colaboradores sempre estejam olhando e ouvindo tudo o que se fala sobre a loja e seus atributos físicos, além de preços, conceito, etc.
  • 2º Pergunte – Aproxime-se dos clientes durante suas visitas na loja e pergunte-lhes – de forma objetiva – o que os trazem à loja naquele momento? Você também pode colocar uma breve pesquisa ao lado da fila do caixa, onde os clientes possam responder enquanto esperam. Outra opção é pedir ao caixa que realize um pequeno cadastro, colhendo o endereço de e-mail dos clientes, por exemplo, e enviar-lhes a pesquisa posteriormente.

Acompanhe os resultados de suas observações e pesquisas, compile os dados em uma base detalhada sobre o que atrai um cliente para sua loja e também as sugestões sobre o que pode ser melhorado para que sua loja se torne ainda mais atraente.

  1. Cuide da decoração de sua loja

As vitrines e a entrada são as primeiras impressões que os clientes têm de sua loja. Você precisa dispor as vitrines de modo a mostrar seus melhores produtos e recursos que irão gerar nos potenciais clientes uma imagem do que você vende e o valor que seus produtos terão para eles. A entrada da loja deve ser livre, sem produtos amontoados, exibindo bem o interior do estabelecimento de uma forma ampla, para que assim o cliente se sinta confortável para avaliar e escolher aquilo que quer comprar. Ambientes tumultuados e desorganizados afastam seu público.

  • Limpeza e organização Certifique-se de que sua loja esteja sempre limpa e muito bem organizada. Você pode perder muitos clientes se exibir belos produtos em uma loja suja ou desorganizada.
  • Comunicação e sinalização a sinalização e a comunicação de sua loja de varejo precisam ser altamente visíveis e devem chamar a atenção das pessoas. Certifique-se de que podem ser lidas de relance e que realmente transmitem informação e mensagens sedutoras.
  1. Desenvolva a personalidade da sua loja e faça uma conexão

Ajude os potenciais clientes que transitam frente a sua loja a estabelecerem uma conexão entre o que você está vendendo e a expectativa de compra.

Convide-os para dentro através de estímulos sensoriais.

  • Cor A cor pode influenciar a percepção do cliente de sua loja, então não deixe de escolher uma paleta que reflita sua marca e lembre-se de usar esquemas de cores consistentes em cada uma de suas estratégias de marketing visual.
  • Cheiro nossos cérebros são sinceros para aromas. O cheiro desencadeia memórias e emoções e é, comprovadamente, um dos maiores fatores de persuasão que leva os clientes a permanecerem em uma loja de varejo por mais tempo. Um perfume agradável e sutil irá melhorar a percepção de qualidade. Escolha o aroma de sua loja de forma sábia.
  • Iluminação a iluminação desempenha um papel vital na exibição de suas vitrines e mercadorias expostas, além de contribuir para o ambiente geral experimentado em sua loja. Também é comprovado que a iluminação pode influenciar o humor de uma pessoa. Por exemplo, joalherias costumam utilizar tons amarelos em sua iluminação para criar uma atmosfera exclusiva que deixa os clientes se sentirem aconchegados e acolhidos para escolherem seus mimos.
  • Música use música para elevar e motivar sua equipe, enquanto provoca nos potenciais clientes, um estado emocional adequado para tomar decisões de compra. Escolha música que reflita a personalidade de sua loja, isto é, não coloque rock para seus clientes ouvirem se sua loja vender artigos e roupas para bebês.
  1. Induza-os para a ação

Se sua loja estiver localizada em uma rua de comércio popular ou um calçadão de compras, use o exterior do seu empreendimento comercial com todo o seu potencial e anuncie suas melhores ofertas fora de suas instalações. Dê aos transeuntes amostras gratuitas de seus produtos, de modo a guiá-los em direção à entrada da sua loja. Em ambientes fechados – como Shoppings – atraia pessoas com mensagens de boas-vindas. Dê-lhes esse pequeno impulso, recompensando-os com um cupom, que pode ser trazido para a loja, onde posteriormente será feito um sorteio de determinado produto.

Conclusão

Agora, através das dicas que demos neste artigo, você já sabe como atrair mais clientes para o seu comércio. Aproveite efetivamente os dados dos seus consumidores para entender e prever a percepção dos mesmos sobre sua loja. Orgulhe-se do que você construiu e mantenha um ambiente sempre aconchegante e convidativo. Incentive as pessoas que circulam na rua ou no shopping a entrarem através dos sentidos, visão, audição e olfato.

Uma vez que os clientes entrarem em sua loja, guie-os através de um layout de piso bem planejado e recompense-os, facilitando a busca dos produtos que estão procurando. Sua loja deve brilhar em comparação com a experiência online.

Uma vantagem incrível que sua loja física tem sobre os seus concorrentes de comércio eletrônico é a facilidade com que você pode construir uma relação pessoal com os clientes. Aproveite esta vantagem, faça-se presente na vida de seus clientes e tenha muito sucesso em seu negócio!

Aproveite e confira como aumentar as vendas do seu comércio varejista!

Até a próxima!

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