skip to Main Content
gestão do seu negócio

5 dicas para fazer uma boa administração financeira!

Os grandes empreendedores sempre possuem “sacadas geniais para empreender com sucesso”! Obviamente, para alguns, essa introdução pode ser apenas uma metáfora, mas o que desejamos dizer é que todo empresário com alta performance, possui ideias que fazem a diferença na gestão do seu negócio.

A gestão financeira é como o coração humano, que fornece suprimento para todas as demais áreas. Se o coração para, todo o corpo sofre, e por outro lado, tem o cérebro que comanda as demais atividades do organismo.

Veja bem; o cérebro também é um mestre e de acordo com seus comandos, o coração pode bater mais forte ou mais fraco e sendo o coração a gestão financeira da empresa, se de alguma forma o empreendedor não usar seu cérebro (habilidades, recursos, inteligências e etc.) para empreender, o que acontece?

A empresa para! Fecha! Quebra! Entra em falência.

Portanto, tanto o coração do empreendedor como seu cérebro devem ser cooperativos, para que então se consiga êxito nos negócios.

Sendo assim, esteja atento ao que você deve fazer para manter a saúde financeira não somente de seu corpo e mente, mas também de sua empresa!

           1-Tenha conhecimento em gestão de negócios

Ninguém nasce sabendo, da mesma forma ninguém empreende sem antes se qualificar para isso e sem aprender com as dicas que são essenciais para o bom gerenciamento do negócio.

Em meio a tantas ferramentas, novidades, metodologias e tecnologia, o empreendedor que deixa de se atualizar, acaba ficando para trás. Por esse motivo é de grande relevância, estar atento a tudo, se dedicar em novos aprendizados e aperfeiçoamentos e aceitar as indicações de quem tem as expertises necessárias para o alcance do sucesso.

Nesse sentido é fundamental ter conhecimento na gestão de negócios, aprender a explorar cada oportunidade para assim, ter uma administração efetiva.

           2-Realize um planejamento estratégico eficiente

Responda agora mesmo: Quais são suas metas e objetivos?

Se você demorar mais de 5 segundos para responder a esse questionamento, isso demonstra que você não está pontuando o que é preciso, em ordem de prioridade e por isso, certamente, se encontra em um momento de grande aperto.

Seus objetivos só serão realizados, caso seus projetos e planos sejam desenhados no passo a passo. Isso é parte de um sistema de organização que te ajuda a pontuar não somente o que é importante para a empresa, mas também te dando norte do que é preciso fazer para conseguir o que se deseja.

Nesse sentido pontue:

  • Planos operacionais.
  • Recursos.
  • Objetivos de cada estratégia.
  • Responsabilidades.
  • Envolvidos com cada processo.
  • Prazo.

    3-Mantenha uma organização orçamentária

Você precisa ter um plano orçamentário definido, caso não o saiba fazer, conte com um contador para lhe apoiar neste sentido. Ele te ajudará nesse processo tão importante para a boa administração da sua empresa.

Esse plano deve conter dados essenciais, como:

  • Objetivos financeiros.
  • Projeções de receitas, despesas e balanço patrimonial.
  • Plano de metas.
  • Plano de remuneração.
  • Estratégias de preços.
  • Melhores ações de mercado.
  • Entre outros.

    4-Não desorganize os documentos

É fácil perder o controle de tudo. Difícil mesmo é em meio a maratona de ser empreendedor, conseguir gerir tudo de maneira otimizada. Por mais apaixonado que você seja pelo seu negócio, sozinho você não pode dar conta de tudo. Não pelo fato de você ser impotente, mas porque você é apenas um para gerir tantas demandas.

Por isso, ter uma contabilidade com arquivos guardados, é de grande valia. Principalmente quando esses documentos servem de comprovação para a Receita Federal ou o Fisco.

       5-Faça controle mensal

Você tem acompanhado diariamente, semanalmente ou mensalmente os números da empresa?

Sabe quanto de diferença existe entre um mês e outro em vendas, em despesas e etc?

Fazer o controle mensal do seu negócio te permite conhecer a realidade dos recebimentos e do que virá nos próximos meses. Da mesma forma, com esse conhecimento será possível entender como melhor gerenciar seu empreendimento.

Portanto, anote todas essas dicas e fale já com um contador!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top