skip to Main Content
engenheiro civil

8 ideias para gerenciar e planejar sua obra de maneira produtiva

Planejar e gerenciar uma obra é sempre algo muito desafiador para qualquer Engenheiro Civil.

Administrar mão de obra, materiais, equipamentos, atender a prazos, reduzir custos, minimizar os riscos e aumentar a qualidade é de tamanha complexidade quanto à responsabilidade exigida à função.

Embora atualmente mesmo existindo muitas ferramentas de auxílio e complementação de recursos que facilitam o processo, a adequação aos mesmos pode ser ainda mais desafiante.

Na rotina cansada e desgastante de um canteiro de obras, faz com que algumas habilidades como planejar e gerenciar as situações de modo rápido e assertivo se torne mais dificultoso.

Pensando nisso, algumas ideias de como planejar e gerenciar sua obra, podem te auxiliar nesse processo e transformar sua obra em um canteiro de produtividade.

Ideia 01: Tenha sempre um Planejamento Estratégico

Toda obra é elaborada em cima de um planejamento.

O Planejamento Estratégico envolve muito mais do que apenas planejar o meio que a mesma será construída, ele analisa todos os pontos de modo a prover os melhores meios e recursos necessários para maximização dos resultados.

Ideia 02: Inove e se renove na função

Em meio a tanta inovação tecnológica, cada dia mais, surgem no mercado novos equipamentos eletrônicos e soluções de apoio à gestão. Com isso é muito importante o profissional estar atento às novidades, como softwares de controle de processos e gestão.

Eles vieram trazer mais facilitações e a busca por inovações, abrindo um leque de oportunidades de melhorar cada vez mais.

Ideia 03: Dê ao cronograma a importância que ele tem

O cronograma por sua vez é responsável pela sequência das atividades e provisão dos recursos necessários para a elaboração do trabalho.

Ele é imprescindível para equiparação com a produtividade a ser aferida. Ele deve ser analisado criteriosamente, a fim de evitar gastos desnecessários como contratação de mão de obra especializada, ou ainda com maquinários no momento inadequado.

Deste modo, a atenção ao cronograma é extremamente importante para o gerenciamento das atividades e planejamento das conseguintes.

Ideia 04: Mantenha uma disciplina na rotina

Uma das coisas que aumenta a produtividade em qualquer segmento de atuação é a rotina.

Uma rotina disciplinada aumenta e muito a produtividade, pois auxilia a manter o hábito produtivo.

Com isso, mantenha uma disciplina sobre o acompanhamento das obras, reuniões agendadas e também quanto a análise documental.

Ideia 05: Estratégia produtiva

Cuidar do gerenciamento de obras requer também a execução de algumas atividades necessárias para o bom andamento da mesma, como por exemplo, a análise do custo e da qualidade, de acordo com o cronograma de obras.

Deste modo, manter a estratégia produtiva é buscar gerenciar os processos de modo a atender as necessidades estipuladas.

Ideia 06: Controle de estoque é essencial

O adequado controle de estoque traz benefícios diretos à sua obra.

A acomodação, alocação, contagem e armazenamento dos mesmos estão intimamente ligados ao ganho produtivo, uma vez que se posicionados em locais estratégicos e quantidades muito próximas do real, gera menos custo, menos mão de obra e melhores resultados.

Ideia 07: Análise logística traz resultados

Analisar estrategicamente as posições de cada equipamento, como cada insumo necessário para o bom andamento da obra, assim como no estoque de materiais, pode trazer grandes benefícios à mesma.

A análise logística proporciona menor tempo de locomoção, menor desgaste dos materiais, principalmente de equipamentos e menor tempo de mão de obra improdutiva.

Ideia 08: Fique atento ao desperdício e redução de custos

Reduzir os custos é o modo mais evidente para maximização dos lucros.

Uma vez que estamos vivenciando momentos críticos, a correta análise dos custos envolvidos no processo de modo estratégico e a diminuição dos desperdícios é extremamente necessária em qualquer segmento, e no ramo da construção civil não seria diferente.

Sendo assim…

Essas são apenas algumas ideias de como aprimorar seus conhecimentos, maximizando os resultados no trabalho desempenhado na construção civil.

É claro que cada uma dessas ideias pode trazer inúmeras outras para otimização de seus processos operacionais. O importante é começar a implantar e buscar cada dia mais a melhoria e produtividade nos resultados.

 

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top