skip to Main Content
contabilidade para consultores

A administração contábil da construção civil, entenda aqui!

A construção civil está inserida nos segmentos da economia que envolve a elaboração de um produto. Da mesma forma, ela se associa ao recebimento integral na negociação deste produto, assim sendo, como parte de uma empresa que é regida por Leis, obrigações fiscais, entre outros, uma assessoria contábil se faz profundamente essencial nessa atividade.  

O Ministério da Previdência Social considera obra de construção civil:

  • Construção.
  • Demolição.
  • Reforma.
  • Ampliação.
  • Edificação.
  • Instalação.

De qualquer benfeitoria feita em solo ou subsolo.

A habitação é constituída como um dos maiores gastos familiares humanos. O setor da construção civil performa como um importante instrumento no que concerne ao desenvolvimento do País, tanto para enfoque social, quanto econômico.

Um dos maiores benefícios da construção civil se associa a oportunidades de trabalho, moradia e maior qualidade de vida para a população.

Embora esses sejam fatos que não se contestam, a exploração da contabilidade das operações financeiras dessas instituições específicas, ainda não são numerosas.

Por isso, ter o auxílio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para construtoras se faz de grande importância.

A importância da contabilidade na construção civil

Na construção civil, é sempre importante estar atento às demonstrações contábeis, seja ao encerrar um exercício ou na resolução das dificuldades que envolvem as receitas e despesas.

De fato, qualquer pessoa que entenda o básico de finanças sabe que as demonstrações contábeis dessas empresas são complexas e também difíceis de serem analisadas. E por isso, se faz necessário usar ferramentas contábeis para o auxílio das decisões gerenciais – no intuito de também conhecer pontos de apoio sobre investimentos, sobre o ROI e fornecedores, mantendo, dessa maneira, informações relevantes sobre todas as operações realizadas.

O uso indevido das contas de resultados de exercícios futuros ou de reconhecimentos de lucros apenas com base na receita efetivamente recebida, dentre outros, não pontua assertivamente todas as referências importantes para a empresa da construção civil.

Portanto é preciso que:

  • A empresa verifique empiricamente a existência de variação dos valores que se referem as receitas e as despesas do/ por período.
  • Que enquadre as demandas empresariais e as alinhe diante as mudanças que constantemente há na legislação brasileira.
  • Verificar e mensurar, além de reconhecer as devidas proporções de receitas e despesas de acordo com as demonstrações contábeis e diante a situação econômica e financeira das empresas do ramo da construção civil.

Pois somente através disso, será possível verificar a possibilidade de melhorias institucional.

A contabilidade na construção civil é parte de uma atividade imobiliária, e essa atividade sendo definida pela Lei n° 4.591 de 16/12/1996 no artigo 28, se desenvolve no intuito de promover e de também de realizar a construção, alienação parcial ou total de edificações ou de conjuntos de edificações compostas ou não.

A administração contábil da construção civil envolve:

Os recursos financeiros usados pelas construções civis devem ser todos pontuados, assim como:

  • O capital próprio.
  • Capital dos clientes.
  • Do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
  • De Recursos de Fundos de Investimentos Imobiliários (FII).
  • Vendas das unidades imobiliárias.
  • Reconhecimento de ativos.

Quanto ao reconhecimento de ativos na construção civil e também nas demais empresas, a grande maioria preferem ter um ciclo operacional em curto prazo, em razão disso, a mensuração, o reconhecimento, bem como a evidenciação das receitas e despesas obtidas nas vendas e produção precisam ser bem acompanhadas e direcionadas.

Isso quer dizer que será preciso formalizar estratégias, manter a excelência da contabilidade e criar um direito a receber.

Mas nem sempre é possível conduzir a empresa de construção civil dessa forma, isso porque grande parte dos trabalhos desenvolvidos, envolvem um ciclo operacional mais extenso. Ou seja, de longo prazo.

Isso indica que atividades de loteamento, incorporação imobiliária, revenda de imóveis e outros processos precisam ter uma pontuação peculiar. Do contrário haverá prejuízos nos sistemas de fluxo de caixa, por exemplo, já que em alguns casos, os tributos podem incidir na receita bruta, não sendo assim tão vantajoso ao gestor, empreendedor, construtor, engenheiro e/ ou empresário.

Portanto, não é qualquer contador que está habituado com as exigências legais da área da construção civil, sendo assim, se faz necessário ter um apoio contábil experiente e direcionado!

Qualquer dúvida, entre em contato! Somos especializados em contabilidade para construtoras, e teremos um imenso prazer em atender você!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top