skip to Main Content
Administração na engenharia

Administração na engenharia – Os 4 maiores desafios

Todo tipo de negócio apresenta desafios na administração e, no segmento de engenharia, não poderia ser diferente. No entanto, é preciso aprender a lidar com eles e saber ultrapassá-los, de preferência. É por isso que, aqui, trataremos sobre os maiores desafios de administração na engenharia, te ajudando como passar por todos eles.

Você não é o único engenheiro a passar por uma situação complicada na administração do seu negócio. Mas, isso também não é desculpa para não buscar uma solução. Se você veio até aqui, é porque tem interesse em melhorar, o que é ótimo! Então, vamos logo ao que interessa.

Administração na engenharia

Engenheiros são bons gestores, pelo menos a maioria deles. Isso porque estudam para desenvolver habilidades que não podem faltar em um gestor, como:

  • Concentração;
  • Raciocínio Rápido;
  • Facilidade com os números.

Aceite “terceirizar” a contabilidade

O primeiro desafio a ser citado na administração de engenharia é que os engenheiros, muitas vezes, não aceitam que não são contadores, apesar de terem familiaridade com os números. Por isso, podem ter problemas para deixar a contabilidade em dia.

Isso quer dizer que, quando tentam fazer a contabilidade do negócio sozinhos, não dão conta do serviço, e acabam por atrasar registros importantes, confundir pagamentos etc.

Não permita que isso aconteça com você. Tudo bem que você compreende os números, mas a contabilidade envolve uma série de exigências e complexidades que precisam ser colocadas na mesa antes de começar o serviço. No entanto, você já tem uma profissão, e é no segmento de engenharia, portanto, não tem tempo de ficar fazendo contabilidade.

Entregar tudo nos prazos

Outro entre os desafios comuns na administração na engenharia é o cumprimento de prazos. Isso porque, como sempre estão comprometidos com obras, engenheiros acabam ficando ocupados demais também na gestão do negócio.

Isso é um problema comum, mas você precisa evitar que aconteça, afinal, é a credibilidade do seu negócio que está em jogo.

Enxergar as oportunidades no mercado

Um dos desafios da administração na engenharia é enxergar as oportunidades no mercado, como as possibilidades de investir, por exemplo.

Não significa que todos os engenheiros gestores deixem isso passar, mas, às vezes, como estão sempre ocupados e comprometidos com prazos, podem se dar ao luxo de não focar tanto e perder boas chances de investimentos, parcerias que afins. Não deixe que isso aconteça!

Fazer networking

Pode ser desafiador fazer contatos com pessoas que podem ser influentes na sua carreira, em meio a um cotidiano tão cheio de tarefas. No entanto, isso é extremamente importante e também tem muito a ver com o que foi dito acima.

Muitas vezes, dispensar novos contatos faz com que percamos boas oportunidades, e, afinal, como expandir um negócio se eu não tenho uma boa rede de contatos? É isso que você sempre deve ter em mente.

Se tornar um engenheiro não é fácil, ainda mais se você é o gestor do seu próprio negócio. No entanto, para que ele tenha sucesso, é necessário passar pelos desafios da profissão. Agora você já está preparado, e sabe quais são os obstáculos mais comuns na sua área. Pronto para enfrentá-los?

Utilize os aprendizados de hoje e garanta o sucesso para o seu negócio. Fale com a Azienda para garantir que a contabilidade para o seu escritório esteja em dia e conquiste o sucesso!

Até breve.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top