skip to Main Content
planilha de custos na construção civil

Aprenda montar uma planilha de custos na construção civil

Todo profissional que trabalha no mercado de construção deve entender a importância de uma planilha de custos para construção civil, até porque a falta de organização pode trazer sérios prejuízos para qualquer projeto, incluindo desperdício de tempo e dinheiro.

A organização em um canteiro de obras é bastante importante, pois todo o andamento do projeto depende disso. Entretanto, só ela não é capaz de fornecer o controle necessário para que tudo permaneça dentro dos conformes.

A planilha de custos colabora para essa organização, ao auxiliar na identificação de problemas com o fluxo de caixa, com o controle de estoque de fornecedores.

Todo o trabalho de contabilidade pode ser facilitado com a adoção de uma planilha de custos, o que colabora para uma maior economia para o negócio.

Há quem prefira utilizar o bom e velho Excel para criar esse tipo de planilha. Contudo, existem opções melhores no mercado: os softwares de gestão, que juntam todas as informações em um único local e podem ser acessados através de qualquer dispositivo, incluindo computadores, celulares e tablets.

É importante frisar que o método de utilização de anotações em papel está ultrapassado e não se mostra eficaz. Portanto, o ideal é que o controle de custos seja realizado de forma digital.

Mas, como fazer?

A seguir, você aprenderá a montar uma planilha de custos para construção civil!

COMO MONTAR UMA PLANILHA DE CUSTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

O ideal é que você tenha planilhas individuais para cada setor da empresa. Nessas planilhas, cada membro dos setores deverá possuir sua própria aba.

Tenha certeza de que a planilha de custos para construção civil estará bastante detalhada, com descrições completas de serviços realizados pelos funcionários, as despesas que a empresa deve realizar e o lucro obtido.

QUEM PODE COLABORAR

Agora que você sabe da complexidade de detalhes que deverão ser listados na tabela, entende que não será uma tarefa fácil criar tudo isso por conta própria. Mas, não há motivo para se preocupar, pois existem diversos modelos de planilhas de custos para construção civil na internet – e o melhor: podem ser baixadas gratuitamente.

Além dessa “ajudinha” da internet, você poderá – e deverá – contar com a ajuda de um contador. O profissional contábil é perfeito para compreender as necessidades do seu negócio e realizar os cálculos corretamente.

Todas as etapas da elaboração e da gestão da planilha demandarão uma grande quantidade de cálculos e, uma pessoa que não possui conhecimento de todas as peculiaridades da contabilidade, das legislações e de táticas para o controle das finanças e economia não conseguirá aproveitar todos os benefícios dessa ferramenta.

E a presença do contador na sua empresa vai muito além de ajudar com uma planilha de custos para construção civil. Serve, também, para contribuir com o equilíbrio e a gestão do negócio, fornecendo dados bastante detalhados para a tomada de decisões, redução de despesas com impostos e direcionamento de recursos financeiros.

Ao final da elaboração, será necessário definir, com a ajuda do contador, algumas práticas que deverão ser exercidas diariamente, a fim de promover conscientização sobre a necessidade de economizar e não desperdiçar recursos. O método para isso irá variar bastante, já que cada negócio possui uma realidade diferente.

O importante é começar a trabalhar nisso e não deixar para depois. Afinal, tempo é dinheiro e a economia é um dos segredos para uma empresa saudável.

Que tal saber mais sobre a importância dos softwares na construção civil?

Se ainda existirem dúvidas, entre em contato com a Azienda. Temos contadores prontos para ajudar a sua empresa de construção civil!

Sucesso e até logo!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top