skip to Main Content
crise e a inflação

Como melhorar a gestão de custos da sua obra?

Estamos em um período em que a crise e a inflação marcam uma presença bem forte na vida das pessoas. Por isso, é preciso tomar todo o cuidado para que não haja um aumento no custo de produção para o consumidor.

Assim, não tem jeito, a melhor maneira de garantir o equilíbrio financeiro de sua obra será fazendo um corte de gastos, que pode ser bem mais eficiente se houver uma boa gestão de custos.

Os benefícios de implantar uma gestão de custos eficiente, é que mesmo depois que a crise acabar, seus resultados ainda vão permanecer e você vai ver como sua lucratividade vai aumentar!

Mas, afinal, como melhorar a gestão de custos da sua obra?

O que é gestão de custos?

Não existe nenhum empresário que não sonhe com seu negócio se tornando algo longínquo e sólido, e este fator está completamente relacionado a forma como a empresa é dirigida.

Isso é algo que envolve:

  • Gestão de negócios;
  • Gestão de custos;
  • Gestão de resultados;
  • Controle de estoque;

Mas, antes de prosseguirmos com as definições, vamos esclarecer muito bem o que são os custos.

De uma forma resumida, custos é todo investimento feito pela empresa no desenvolvimento de algum produto ou na oferta de serviços.  Seguindo essa definição, entram como custos, por exemplo:

  • Mão de obra;
  • Matéria-prima;
  • Equipamentos;
  • Insumos;
  • Outros.

Gerencie a alocação das máquinas e equipamentos

Agora que você já sabe como os custos são caracterizados, vamos para a primeira coisa a se fazer para melhorar a sua gestão de custos.

De maneira geral, os equipamentos entram no cálculo da empresa como custos indiretos, porque eles estão ligados à produção de vários produtos, o que acaba causando uma falta de individualização diretamente no custo de cada equipamento.

Para que a gestão de custos possa ser facilitada, atingindo o seu objetivo, é melhor que você consiga transformar esses custos em custos diretos. Se o preço do produto for baixo, coloque-o nos custos da obra de maneira direta. Agora caso o preço seja muito alto e o produto usado em muitas obras, o melhor é mantê-lo como custo indireto.

Evite desperdício de matéria-prima

Aqui neste item, você vai ter que incitar uma verdadeira mudança cultural dentro da obra, já que os profissionais que trabalham em construções civis estão terrivelmente acostumados a desperdiçar materiais.

Por isso, comece este passo criando um programa de treinamento, onde seus funcionários consigam aprender técnicas de racionalização do uso de materiais.

Além disso, vai ser necessário adotar um sistema de controle de resíduos e entulhos. Algumas construtoras já conseguiram minimizar em 30% o volume de resíduos apenas com essa simples medida.

Fornecer opções de registro e análise em diferentes níveis de detalhamento

Existem diferentes níveis de apropriação dos custos da obra e você pode escolhê-los conforme a sua estratégia pedir. Eles são:

  • Por obra;
  • Célula construtiva;
  • Etapa;
  • Serviço.

Uma solução verdadeiramente eficiente para uma gestão de obras tem que oferecer, de forma prática, integrada e confiável, uma boa visibilidade de custos.

Apresentar diferenças entre apropriações e orçamento

Agora para encerrar a solução dos seus problemas e melhorar de vez sua gestão de custos, você vai precisar manter integrado o orçamento da sua obra com o controle financeiro da empresa.

Essa a forma perfeita de você conseguir perceber qualquer diferença financeira na obra, que não tenha entrado no orçamento. Dessa maneira, você consegue uma ótima base para gerenciar os custos na obra!

Você viu como pode melhorar a gestão de custos de sua obra, tomando apenas algumas medidas? Com esse artigo agora ficou fácil, não é?

Se ainda assim você tiver dúvidas, é só entrar em contato com a gente, somos contadores especializados em contabilidade para construção civil. É sempre um prazer poder ajudar você!

Até breve!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top