skip to Main Content
controle de estoque

Como realizar o controle de estoque de forma eficaz?

Sem dúvida você já passou ou já ouviu falar dos problemas operacionais gerados pela ausência do controle de estoque em uma empresa. Isso sem contar os enormes prejuízos causados por extravios ou perdas.

O controle de estoque é aquilo que proporciona ao gestor a chance de fazer suas compras conforme a demanda por clientes. Quando não ocorre compensação de custos nesses produtos com as vendas, acontece então, uma reavaliação na rotatividade das mercadorias mais vendidas.

O que é a gestão de estoque e qual sua importância para a empresa?

A gestão de estoque é a área que fica responsável por manter o controle das rotinas de:

  • Recebimento;
  • Armazenagem;
  • Separação;
  • Expedição dos pedidos (sendo eles destinados para a produção ou para os clientes).

Sendo assim, a área de controle de estoque está diretamente ligada às áreas comerciais e a de compras, já que ela envolve um processo de aquisição e disponibilização de itens.

É mais do que essencial que este controle seja feito de maneira bem rigorosa, porque seus resultados afetam a gestão financeira de todo o negócio. Veja só alguns exemplos dessa relação:

  • Não ter algum item disponível em estoque gera uma perda de vendas, que, consequentemente, causa um impacto negativo no valor do faturamento;
  • Ter muitos produtos, isso é, mais do que o necessário, eleva os custos operacionais e amplia os riscos de perdas;
  • Cada vez que um item é perdido, além de ter um capital desperdiçado, que foi empregado para adquiri-lo, também causa perdas no faturamento seria um ganho caso a venda fosse concretizada.

Esses são apenas alguns exemplos de como a gestão de estoque é relevante para o negócio, apesar da rotina altamente operacional que o setor possui.

Como realizar o controle de estoque de maneira eficaz, trazendo melhores resultados?

Como foi possível ver, para ter um bom resultado geral na empresa, é preciso ter uma boa gestão do controle de estoque. Para que isso aconteça é preciso seguir alguns passos na rotina. Vamos ver quais são!

Faça controles rigorosos

Não importa se a mercadoria está saindo ou entrando, ela precisa ter um controle. Manter tudo bem organizado, ajuda no planejamento de compras e também o fornecimento de informações para o setor de vendas, fica bem melhor e mais confiável.

Além disso, você consegue garantir que não vai faltar ou sobrar mercadoria, impedindo perdas de vendas ou de produtos que passam da validade.

Planeje as compras de acordo com as vendas

Para que você realmente consiga ter um controle de estoque eficiente, o melhor a se fazer é analisar os dados de vendas, prevendo as sazonalidades, e, só então fazendo novos pedidos.

Isso faz com que o seu negócio seja capaz de atender somente as demandas que realmente precisam de investimentos.

Gerencie indicadores de desempenho

Ainda chamados como KPI, os indicadores de desempenho, são muito importantes, porque são eles que fornecem uma visão completa do que é e como está o seu estoque. Sem contar que sua contribuição para evitar falhas é simplesmente maravilhosa.

Os principais indicadores tratados no controle de estoque são:

  • Giro dos produtos;
  • Prazo médio dos fornecedores;
  • Índices de avarias;
  • Índices de extravios;
  • Acuracidade de inventário;
  • Índice de rupturas (quando o estoque disponível não possui a capacidade de suprir toda demanda de vendas)

Como você pode ver, ter um bom controle de estoque é a chave para que a sua empresa consiga crescer bem e saudavelmente, sem dar grandes tropeços no mercado.

Com ele, você ganha a capacidade de se preparar e impede que sua saúde financeira seja muito abalada.

Somos uma Empresa de Contabilidade na Lapa – SP especializada em Contabilidade para o Comércio Varejista. Fale conosco e ajudaremos o seus negócios!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top