skip to Main Content
desafios da construção civil

Construção Civil: cenários, tendências e desafios para 2017 no Brasil

A construção civil assistiu mais uma vez em 2016 ao recuo econômico de um grande índice do setor e ao fechamento de milhares de postos de trabalho. Para você ter uma ideia, somente no primeiro semestre de 2016 o setor acumulou uma perda de 139,1 mil vagas sendo 33 mil apenas no mês de junho (-1,18%); conforme informações do SindusCon-SP. Contudo, gestores e especialistas do setor acreditam que este segmento deve apresentar uma leve melhoria em 2017.

Veja aqui neste post os cenários, tendências e desafios da construção civil para 2017 no Brasil. Confira!

Construção civil e a economia do país

O cenário ruim do setor da construção civil no Brasil apenas solidifica a percepção de que a economia do país está em recessão e a tendência para 2017 é que melhore de uma forma lenta e gradativa. No mês de novembro de 2016, de acordo com uma pesquisa mensal do Ibre/FGV, o índice de confiança da construção teve um recuo de 2,3 pontos atingindo 72,4 pontos depois de 4 altas seguidas. Este índice tem se mantido estável em médias trimestrais (73,9) apontando uma acomodação no último trimestre do ano.

Ainda que este índice de confiança tenha sofrido queda isso não significa a inversão do ciclo, mas indica que o caminho rumo à recuperação do setor ainda é longo. Até que boas notícias vieram ao mercado da construção civil como a criação do Cartão Reforma e a retomada dos investimentos no Minha Casa Minha Vida, porém não foram suficientes para a melhora dos negócios correntes.

Sem dúvida alguma a política é capaz de interferir na atividade econômica de qualquer segmento especialmente da construção civil.

Construção Civil – desafios 2017

A procura por imóveis voltou a aquecer em algumas regiões brasileiras como é o caso da Baixada Santista em São Paulo. Dessa forma, existindo a demanda, é certo que serão precisos novos empreendimentos. Mas, um dos desafios é que o Governo Federal consiga diminuir as taxas de juros, vez que estando mais baixas servem de incentivo para o empreendedor e o comprador.

Outro fator que faz parte dos desafios da construção civil para 2017 no Brasil é que o Governo Federal precisa manter o equilíbrio nas quedas da inflação e das contas públicas. Assim, é possível você notar o aumento do crédito, elevação do PIB (Produto Interno Bruto) e queda na taxa de desemprego. Com isso, o setor voltará a crescer e haverá mais números de empregos.

Um dos grandes desafios para a construção civil está relacionado também com o envolvimento da União, estados, municípios e demais membros desta cadeia. Esta integração proporcionaria muitos benefícios para todos. Por exemplo, se a construtora passasse a participar na fase de planejamento isso já auxiliaria de modo positivo para a racionalização do projeto.

Conclusão

É certo que os cenários, tendências e desafios da construção civil para 2017 no Brasil são ao mesmo tempo ruins e bons, pois caso os desafios apresentados aqui, e outros que existem, não forem superados a crise política e econômica trará mais recessão na construção na civil.

Neste contexto, cabe a você empresário/gestor dessa área acreditar que ainda é possível superar e obter vantagens neste momento se preparando para sair à frente da concorrência estando pronto para um segmento cada vez mais exigente. É interessante que você aproveite este período da construção civil para aquisição de novos conhecimentos, tecnologias, especialização de funcionários, desenvolvimento de novos processos de produção; o que são excelentes alternativas para gerar redução nos custos de futuros projetos.

Portanto, apesar da gravidade da situação é preciso acreditar que a recuperação da construção civil para 2017 é possível; se todos fizerem sua parte.

E você acredita que este setor terá melhoras neste ano de 2017? Registre seu comentário!

Sucesso!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top