skip to Main Content
Construção civil

Construção civil e a sustentabilidade!

Não há como negar que o avanço tecnológico trouxe mudanças bruscas nas vidas de todas as pessoas no mundo inteiro. Inovações trouxeram comodidades, abriram mundos, até então desconhecidos, facilitaram a comunicação, geraram novos negócios e transformaram a realidade em um mundo globalizado.

Esse crescimento exponencial foi tamanho e tão repentino que na mesma velocidade alarmou a necessidade de correr atrás do que foi perdido.

Isso se chama sustentabilidade.

Sustentabilidade é o termo utilizado para definir as necessidades de práticas saudáveis também ao meio ambiente.

Hoje em dia, principalmente nas grandes metrópoles houve um crescimento populacional muito grande. Com o crescimento associado à modernização, grandes fazendas perderam espaços para pequenas chácaras, chácaras foram loteadas, terrenos viraram pequenas casas e casas hoje cedem espaço para grandes prédios.

E ao andar dessa modernidade, o meio ambiente vem sendo minimizado, trazendo grandes consequências à população.

Infelizmente não dá para desfazer esse avanço, a fim de contornar essas consequências, até porque precisamos de inovações tecnológicas para o desenvolvimento populacional. Deste modo quando falamos em sustentabilidade, vemos na construção civil uma oportunidade de melhorar esse cenário.

O setor da construção civil e o meio ambiente

Segundo informações do Conselho Internacional da Construção (CIB), a indústria da construção civil é uma das principais impactantes no meio ambiente.

Devido o alto consumo de recursos naturais e a utilização de energia que é intensiva, o setor vem ganhando preocupação mundial sobre a sustentabilidade.

Quando falamos na indústria da construção civil, não estamos falando apenas na produção de concreto e afins, mas principalmente nos resíduos sólidos deixados pela mesma. Segundo dados, o número chega a 50% do percentual de todos os resíduos descartados no meio ambiente.

A busca pela construção sustentável

São muitos os desafios a serem superados para esse segmento da indústria. Do mesmo modo também são grandes os investimentos para buscar implantação de técnicas sustentáveis.

Algumas mudanças podem ser apontadas como contenção imediata para a redução desses impactos, como:

Mudanças dos projetos arquitetônicos

Isso significa “re-utilizar” arquiteturas antigas dando lugar ao novo, sem a necessidade de demolições.

Deste modo as construções são estudadas de modo que posteriormente possam ser mudadas, caso haja necessidade ou vontade, no entanto, sua estrutura é mantida, gerando menos resíduos sólidos nas demolições, como ocorre hoje em dia com as arquiteturas antigas.

Utilização da água de reuso

A água é um dos recursos naturais mais preciosos.

Há alguns anos atrás ouvia-se dizer que a água do planeta terra era infinita, no entanto, décadas depois começamos a enfrentar problemas com a crise hídrica.

A utilização da água de reuso é importante para o meio ambiente e principalmente para a própria sobrevivência do ser humano, pois evita o desperdício, utilizando a mesma água várias vezes em variados processos, sem que haja prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente.

Utilização de fontes renováveis de energia

É muito importante a busca por fontes renováveis de energia, através de recursos não esgotáveis.

Substituição de materiais de alto impacto

Uma forma alternativa de diminuir a agressão ao meio ambiente é a conscientização pela substituição de materiais de alto impacto ambiental por materiais menos poluentes, como por exemplo, a substituição das telhas de amianto, por telhas confeccionadas por materiais recicláveis. Que além de ser o resultado de reciclagem, ainda traz o benefício de não cometer tamanha agressão ao meio ambiente.

A construção civil é apenas um setor crítico dentre inúmeros outros. A sustentabilidade tem que ser prática para todos os segmentos industriais e principalmente estar intrínseca no ser humano.

Em breve falaremos sobre outros aspectos sustentáveis da construção e quais as novas técnicas e materiais que estão revolucionando este mercado. não percam!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top