skip to Main Content
Manter a produtividade

Construção Civil: O foco deve ser a produtividade

Manter a produtividade nem sempre é tarefa fácil, ainda mais quando a demanda é grande e equilibrar tudo se torna um peso monstro.

Só quem sabe realmente a responsabilidade de gerir uma obra, é quem já possui o hábito com o segmento e apesar dos rendimentos serem animadores, exige muita atenção e trabalhos bem norteados, para que nada seja perdido.

Seja em qualquer setor, se você não consegue manter com o prometido; naturalmente irá falhar em algum requisito. Isso não somente deixará o cliente insatisfeito, mas será capaz de mantê-lo bem longe, depois que a obra for concluída. Por isso, é bom estar atento sobre quais são os principais pontos para que você mantenha sempre a produtividade em alta.

Planejamento corpulento

A maioria das construtoras e profissionais da área, como o engenheiro, por exemplo, possui o hábito de fazer um planejamento superficial, imaginando que à medida do tempo, tudo vá se encaixar em conformidade com o avanço da obra.

Um mal muito comum, por sinal. Começar com projetos básicos, deixam brechas na estruturação dos processos e isso acaba por implicar e limitar o progresso da construção civil.

Agir dessa forma, produzirá um efeito cascata entre a desconexão de suprimentos e produção.

Se você como construtora ou engenheiro percebe que os pedidos de compra sempre são feitos em cima da hora, seus funcionários acabam passando um certo tempo esperando material, se há atrasos nas entregas, isso consequentemente acaba por interferir na produtividade da obra.

A melhor forma de agir é criando um cronograma rico, desde o início e se antecipando às necessidades que houver.

Métodos de gestão mais efetivos

Como construtora você já deve ter ouvido falar no método da Construção Enxuta – também conhecida como Lean Contruction. Ela tem grande aplicabilidade dentro das obras e é muito indicada para os seguintes perfis:

  • Conjuntos habitacionais.
  • Edifícios altos.
  • Entre outros.

Por meio dela é possível ter um deslocamento mais efetivo de colaboradores, uma análise detalhada sobre os fluxos de produção, tempo morto, desperdício e dessa maneira, sendo possível otimizar e agilizar os processos de adaptação de ferramentas, fornecendo apoio na redução de espera e eliminando os desperdícios que geralmente ficam ocultos, mas que impactam a rentabilidade da obra.

Maior produtividade com melhorias no projeto

Economias burras na área de topografia e sondagem, acabam complicando e trazendo prejuízos nas obras. Esse é um gargalo intenso e comum, principalmente no Brasil.

Vemos constantemente que em outros Países mais desenvolvidos, os engenheiros são bastante preocupados com a estrutura e todo o planejamento, só essa parte é levada em vários meses e em alguns casos, anos para ser executada com excelência, mas aqui, em solo nacional, muitos preferem manter o básico e o rápido, batizando assim o projeto executivo com uma incompatibilidade entre os projetos de arquitetura e engenharia.

Não há como fazer milagres em obras, não dá para fazer economias e depois arriscar tudo porque a estrutura não era segura o suficiente, como vemos tanto aqui em território brasileiro.

As qualificações dos colaboradores também importam!

Esse é outro problema bem comum.  Às vezes a construtora deduz que pagando mais barato pela mão de obra desqualificada, terá maiores ganhos. Na construção civil não tem como dar uma “ajeitadinha”. Ou os colaboradores são experientes e conhecedores, ou a obra não será um sucesso.

A baixa qualificação da mão de obra, influencia diretamente a produtividade. Ou seja, a falta da boa produção.

Cabe uma reflexão aqui: Será que sua construtora de fato está fazendo tudo o que pode para sair das dificuldades, que talvez esteja passando?

Nem sempre, onde se pensa estar economizando é de fato algo bom. Por isso é sempre importante analisar bem todas as questões e ter uma assistência contábil, o recurso humano qualificado e estratégias focadas.

Precisando de ajuda com a gestão contábil de sua construtora ou obra?

Até breve!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top