skip to Main Content
Contabilidade para Engenharia

Contabilidade para Engenharia – como reduzir impostos e aumentar lucros?

Você, engenheiro, deseja aumentar os seus lucros e saber como reduzir impostos? Então, a saída que você busca está na contabilidade para engenharia!

A resposta pode parecer óbvia para alguns. Afinal, o “papo” de que a contabilidade resolve inúmeros problemas já vem de muitos anos. Mas, na teoria, tudo funciona bem. E na prática? Esse é “o xis da questão”, que dificulta a gestão de muitos empresários.

Então, deixe-me dizer uma coisa: o que ninguém te contou é que a contabilidade não é simplesmente algo que irá “te ajudar com os números da sua empresa”. Não se trata de equilibrar as finanças ou aumentar os seus lucros ou de como reduzir impostos – ainda que você tenha chegado aqui para saber mais sobre isso (e você saberá!). A contabilidade é uma solução que pode impulsionar o seu negócio de forma extremamente eficiente, servindo como um verdadeiro alicerce para a sua gestão!

É, em outras palavras, o sinônimo para o sucesso. É claro que pensar que somente a contabilidade permitirá que você alcance resultados expressivos é algo utópico. Na realidade, a contabilidade para engenheiros é, sim, muito importante; imprescindível, se pararmos para analisar todos os seus benefícios. Mas, o empresário precisa trabalhar lado a lado com o contador para aproveitar todo o potencial da contabilidade, sem deixar de realizar suas tarefas diárias – aquelas relacionadas à direção da empresa.

Vamos falar de impostos?

Como reduzir impostos com a contabilidade para engenharia?

A redução de impostos acontece mediante uma análise tributária, realizada sempre pelo profissional contábil. A expertise do contador é especialmente necessária para garantir que nenhum detalhe passe despercebido.

A partir daí, são exploradas as opções para reduzir os impostos:

  • Recuperação de Crédito Tributário;
  • Planejamento Tributário;
  • Elisão Fiscal.

Dessa lista, apenas dois itens são realmente diferentes um do outro. Isso porque a Elisão Fiscal e o Planejamento Tributário são sinônimos, ainda que sejam conhecidos por nomes diferentes por pessoas diferentes. O termo planejamento tributário é conhecido pelo público geral, até certo ponto, enquanto a Elisão Fiscal é mais comum entre contadores e pessoas envolvidas no mundo contábil.

Dentre os empresários que já ouviram falar em Elisão Fiscal, ainda há aqueles que confundem o termo com a Evasão Fiscal, que não deve ser considerada como uma opção em hipótese alguma, pois é contra a lei.

Recuperação de Crédito Tributário

A recuperação de crédito tributário é uma excelente forma de economizar com impostos, mas é algo eventual. Se a sua empresa já pagou impostos a maior no passado, é possível solicitar a recuperação de créditos para a Receita Federal. Com isso, essa quantia é revertida em créditos que podem ser utilizados para o pagamento de certos impostos, reduzindo a quantia de dinheiro que você destina aos impostos no futuro.

Mas, é preciso ter atenção! Após a devolução dos créditos para a empresa, existe um período de 5 anos para que eles sejam utilizados. Após esse tempo, acontece a prescrição, e a empresa perde todos os créditos.

Esse processo pode ser realizado após uma análise tributária, realizada pelo contador.

Planejamento Tributário / Elisão Fiscal

Não podemos falar sobre como reduzir impostos ou contabilidade para engenharia sem citarmos o Planejamento Tributário para engenheiros.

Quando o histórico da empresa é analisado, bem como a atividade e o regime tributário em vigência, o contador e o empresário começam a levantar uma série de detalhes que influenciam no Planejamento Tributário para engenheiros.

Os regimes tributários disponíveis são:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Sendo que as vantagens por trás desses regimes variam de acordo com o tipo de negócio, seu porte e faturamento. Logo, não é possível se guiar por informações na web que “indicam” o regime tributário ideal para a sua empresa. É preciso fazer uma análise minuciosa, a fim de garantir o máximo de aproveitamento do serviço por parte da empresa.

Quer saber mais sobre como reduzir impostos e aumentar lucros? Entre em contato com a Azienda! Nós podemos te ajudar a transformar o seu escritório de engenharia em um negócio muito mais lucrativo!

Sucesso e até a próxima.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top