skip to Main Content
contabilidade para o comércio varejista

Porque a Contabilidade é tão importante para o Comércio Varejista?

Acredite se quiser, em pleno século 21 com os comércios a todo vapor, ainda tem muita gente que não consegue dar a devida importância a contabilidade para estimular os negócios.

Muitos empresários, especialmente os novos, se prendem a ideia errada de que contratar serviços contábeis é apenas um luxo, quando na verdade, ter essa prestação de serviços é uma necessidade indispensável.

Não importa se você exerce uma atividade bancária, industrial, comercial ou qualquer outra, ter um serviço contábil deve ser prioridade no seu planejamento. Se o empresário pensar que sua única obrigação com o comércio é apenas controlar as compras e as vendas, ele terá sérios problemas com o seu negócio.

Se você ignorar essas questões, então você será mais um que pensa que o comércio varejista está resumido em compra e venda de produtos. Mas, ter um comércio vai além de comprar e vender, pois é preciso saber o que se deve adquirir e depois pensar em como irá vender. Isso tudo exige muito planejamento e elaboração de estratégias.

Por isso, quando se trata de sobreviver no mercado, a contabilidade para o comércio varejista é indispensável.

O que é contabilidade?

Contabilidade é uma ciência que analisa os registros numéricos com a finalidade de avaliar de maneira total, os seguintes fatores gerados por uma organização:

  • Movimentos;
  • Valores;
  • Quantidades.

Você vai encontrar a contabilidade financeira e a empresarial.

  • Contabilidade financeira: A contabilidade financeira abrange todas as intervenções de pagamentos que existem entre uma empresa e suas operações comerciais, por exemplo, operações bancárias, compra e venda de produtos, etc.
  • Contabilidade empresarial ou analítica: trabalha na área de cálculo de custos.
  1. Contabilidade: análise que gera resultados

A única forma de uma empresa que atua no comércio varejista conseguir informações corretas que realmente ajudam em sua gestão financeira e também a ter acesso a projeções de desenvolvimento mais confiáveis e precisas, é investindo em contabilidade.

Essa precisão contábil é conquistada a partir da coleta de informações em documentos, como;

  • Notas fiscais;
  • Extratos bancários;
  • Outros relatórios financeiros.

Com a junção de tudo isso, um contador qualificado tem a capacidade de gerar relatórios e demonstrativos que ajudam na hora de tomar decisões e de analisar os pontos que não estiverem correspondendo às expectativas da empresa.

Sem contar que ter uma boa contabilidade ainda vai melhorar o desenvolvimento deste varejista, pois assim ele conseguirá realizar novas projeções.

Tendo informações confiáveis, a organização fica ciente de sua saúde financeira e consegue criar metas para os outros meses ou até para daqui a anos.

Ter uma análise contábil do seu comércio varejista é um instrumento indispensável, porque assim é possível ter resultados mais precisos e bem melhores. Este é um fator que faz toda a diferença para um estabelecimento comercial que deseja se estabelecer no mercado de forma sustentável.

Contabilidade de custos

A contabilidade de custos é classificada como fazendo parte da área da contabilidade empresarial e será essencial para sua loja!

Sendo oposta a contabilidade financeira, trata da contabilização de todos os custos e benefícios gerados internamente, incluindo a contabilidade do material, instalações e salários.

A contabilidade de custos de sua loja serve para:

  • Eliminar influências de fora da empresa que agem na determinação dos lucros;
  • Fazer controle dos recursos rentáveis da empresa, devido à inclusão de todos os tipos de custos e das produções distintas algumas vezes também com a ajuda da contabilidade de custos planificada;
  • Fazer a planificação do investimento e da produção;
  • Conseguir ter os dados mais precisos para fechar o ano comercial e fiscal.

Quando se trata de contabilidade geral, a contabilidade de sua loja deverá estar relacionada à contabilidade financeira.

Então, você pode se perguntar: “Como ter autoridade no mercado com a contabilidade”? De várias formas, já que por meio delas, outras ações podem ser tomadas dentro da empresa, exemplo:

  • Melhores investimentos.
  • Controle real das finanças.
  • Controle de pagamentos.
  • Melhores decisões.

Como existe uma diferença na classificação da contabilidade, é preciso que você se mantenha sempre atento e consiga trabalhar com pessoas de confiança. Será dessa forma que sua loja conseguirá autoridade no mercado, pois partirá do plano essencial que é saber controlar, estimular, aplicar e equilibrar todas as demandas financeiras da empresa!

Por isso, saiba que pode contar com os nossos serviços. É só entrar em contato conosco e nunca mais terá problemas com a sua contabilidade e finanças.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top