Para que você tenha ciência da real situação dos números do seu negócio é preciso ter uma visão minuciosa dos indicadores financeiros para construtoras!

Entenda por que o futuro da Construção Civil é sustentável
Você sabia que o futuro da Construção Civil é sustentável?
Essa é uma tendência que parece acompanhar boa parte dos mercados da atualidade. Isso porque os níveis de consciência social e ambiental estão aumentando bastante entre a população, principalmente os mais jovens, que estão chegando à maioridade e adquirindo poder de compra.
Com isso, parte da economia fica nas mãos desses jovens, que chegam ao mercado com ideologias já desenvolvidas e opiniões próprias que possuem forte base entre o público.
Por isso, adaptar-se às necessidades e desejos dessa geração é essencial. Mas não é só isso! As outras gerações também se sentem influenciadas pela crescente conscientização de familiares, amigos e conhecidos.
Por isso, cada vez mais, os negócios estão desenvolvendo táticas para captar mais clientes e mantê-los fiéis às suas marcas.
E como a Construção Civil se encaixa nisso?
O FUTURO DA CONSTRUÇÃO CIVIL É SUSTENTÁVEL? POR QUÊ?
A questão é um pouco complexa. Isso porque a tecnologia evoluiu bastante e a abordagem das empresas precisou acompanhar os avanços. Dessa forma, as relações de empresa e cliente se tornam mais estreitas e transparentes.
É claro que uma relação transparente não significa que as duas partes agirão com responsabilidade e honestidade, não é mesmo? Por isso, fica muito mais fácil para o cliente perceber se a empresa está falhando em algum aspecto.
E essa facilidade continua aumentando, conforme os meios de comunicação se atualizam e a internet se torna, cada vez mais, algo natural e rotineira para as pessoas.
Se a tendência do momento é a sustentabilidade, não aderir às práticas de responsabilidade ambiental significa ignorar uma demanda e não se posicionar adequadamente diante do mercado.
Mas isso não é tudo; a sustentabilidade não é apenas uma tendência momentânea, mas uma prática comum no futuro.
E parte da sustentabilidade representa uma economia considerável para as empresas.
Vamos descobrir por que o futuro da construção civil é sustentável?
REDUZINDO PROBLEMAS
Uma das grandes vantagens da sustentabilidade na construção civil é a economia com recursos. Ainda que boa parte dos produtos utilizados não sejam recicláveis ou possam ser descartados no meio-ambiente, o uso consciente desses itens e o descarte adequado representam ações sustentáveis.
Não despejar produtos químicos ou metais pesados no ambiente garante que a sua empresa de construção civil não corra o risco de ter de pagar multas e não tenha a sua imagem prejudicada diante dos seus clientes e público-alvo.
Por isso, o futuro da construção civil é sustentável, principalmente das empresas que desejam se manter à frente da concorrência e manter seu potencial competitivo.
Indo além, podemos dizer que a tendência para os próximos anos é que os materiais utilizados por boa parte das necessidades e desejos da sociedade será composta por materiais orgânicos, reciclados e de fácil deterioração no ambiente.
Dessa forma, o planeta não é tão agredido e a conscientização se torna uma verdadeira cultura, não se limitando apenas a um hábito ocasional e que precisa de lembretes, mas algo natural e rotineiro.
POR ONDE COMEÇAR?
A primeira dica é quase um clichê, já que pode ser aplicada para quaisquer empresas de qualquer mercado.
Então, confira as dicas e comece já a planejar e garantir um futuro sustentável para a sua empresa de construção civil!
-
Economize energia
Essa dica é bastante comum quando falamos de responsabilidade ambiental. E não faltam motivos para isso! Economizar energia e aproveitar a luz solar para a execução das obras é uma excelente medida e promove uma grande economia.
-
Os materiais certos
Utilizar materiais com baixo impacto ambiental será um diferencial para os seus projetos, que serão vistos pelos clientes com uma nova percepção, já que a sua empresa terá bastante responsabilidade ambiental.
Mas isso só será possível se, além de utilizar materiais que pouco agridem o meio-ambiente, o descarte de resíduos for realizado da maneira correta.
Saber onde descartar cada material e garantir que não haverá contaminação do solo, água, etc, é essencial se você quiser que a sua empresa seja ecologicamente sustentável.
-
Telhados verdes
Você já ouviu falar de telhados verdes? Essa é uma tendência estética e de responsabilidade ambiental que vem conquistando as mentes e corações de quem sonha em ter uma casa própria.
A técnica consiste no plantio em cima do telhado ou terraço. Essa ação auxilia no escoamento da água da chuva, além de reduzir o calor acumulado no telhado e trabalhar na melhoria da qualidade do ar nos arredores.
Para ilustrar melhor, imagine um condomínio onde todos os prédios possuem árvores e jardins nos terraços.
Fazer isso melhora não só a qualidade do ar, mas também de vida dos condôminos, pois, dessa forma, é possível instalar bancos, fontes e outros elementos que colaboram com o lazer e descanso dos moradores.
-
Utilizando e Reutilizando
Quando a construção for relacionada a vias onde pessoas e veículos irão transitar, preze pela aplicação de materiais “bike friendly”, que incentivam o uso das bicicletas.
Além disso, é interessante utilizar materiais que valorizem a iluminação natural e que absorvam a água da chuva, a disponibilizando para tratamento e reuso.
O futuro da construção civil é sustentável. Isso é um fato, contudo, os limites desse conceito dependem da sua imaginação e do orçamento oferecido.
Portanto, coloque-se a pensar nesse assunto e planeje bem as suas obras, sempre valorizando o meio-ambiente e evitando desafios relacionados à agressão da natureza e similares.
Agora que você já sabe que o futuro da construção civil é sustentável, que tal começar a aplicar o que aprendeu? Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a Azienda. Será um prazer falar com você!
Que tal descobrir como montar uma planilha de custos para construção civil?
Sucesso e até a próxima!
This Post Has 0 Comments