skip to Main Content
desperdício em um comércio varejista

Fluxo de caixa: acabe com o desperdício em um comércio varejista!

Você sabia que o fluxo de caixa é uma ferramenta incrível, que pode te ajudar acabar com os desperdícios do comércio varejista?

Calma… Não é nenhum truque de mágica! O  controle de fluxo de caixa é justamente a ferramenta que te possibilitará encontrar o caminho para acabar com o desperdício.

Vamos descobrir como isso acontece e por quê?

O controle do fluxo de caixa

Primeiramente, o que é controle de fluxo de caixa?

O controle do fluxo de caixa é o que o próprio nome sugere: tudo que entra e sai da conta da sua empresa será analisado e devidamente controlado.

Com isso, fica fácil saber a fonte dos seus rendimentos, e também dos seus gastos. E identificar de onde o seu dinheiro vem e para onde ele vai é fundamental para que você possa otimizar a sua gestão financeira como um todo. É claro que isso depende – e muito – de uma verificação diária e de vários outros processos que devem ser implementados dentro da empresa. Mas o controle de fluxo de caixa em si já é uma ferramenta muito útil por si própria.

Como o fluxo de caixa ajuda o empreendedor?

Você, que tem o seu próprio negócio, precisa ter certeza de tudo que entra e sai da empresa, financeiramente falando. Já pensou comprar 100 materiais, 10 de cada tipo, e descobrir que a maior fonte de renda do negócio está focada em apenas 2 tipos de materiais, e que outros 4 tipos estão custando mais do que arrecadam?

O controle de fluxo de caixa permite que você examine essa situação e determine quais produtos e fornecedores não estão condizentes com o que você espera para o sucesso do seu negócio.

Indo além, o controle do fluxo de caixa é capaz de fornecer informações valiosas ao que diz respeito ao prazo de retorno dos investimentos, ponto de equilíbrio do negócio e uma análise de sensibilidade.

Todos esses dados são importantes para garantir a saúde financeira do negócio. Porém, muitos empresários ainda cometem alguns erros relacionados ao fluxo de caixa.

Vamos descobrir quais são?

Os erros do controle de fluxo de caixa

Os erros cometidos com o controle de fluxo de caixa prejudicam a eficácia da aplicação da ferramenta. E, acredite: não são poucos os empresários a cometerem esses erros, muitas vezes por descuido, e acabarem se enrolando ainda mais nas consequências que vêm com a obtenção desses números de forma errada.

  • Não realizar uma checagem no fluxo de caixa diariamente;
  • Manter os registros em um papel ou caderno;
  • Não registrar movimentações menores corretamente;
  • Misturar gastos pessoais com os gastos da empresa, bem como entradas.

A melhor forma de prevenir tudo isso é ter uma planilha de controle de fluxo de caixa pronta.

Se possível, monte uma planilha com o faturamento diário, insira os dados de entradas e de saídas, o lucro e os custos, compras realizadas à prazo, compras realizadas à vista etc.

Tenha um controle mensal, semestral e anual para, assim, seus dados poderem ser consultados de diferentes formas. E o mais importante: tenha tudo em um computador, preferencialmente online!

Agora que você já sabe como funciona o controle de fluxo de caixa, comece já a cuidar melhor da saúde do seu negócio. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Azienda.

Nós podemos te ajudar com a contabilidade para o comércio, além de te proporcionar mais tempo, cuidando de todas essas tarefas relacionadas ao controle das finanças.

Sucesso e até breve.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top