skip to Main Content
cronograma de obras

Gerenciamento eficiente do cronograma de obras!

 O Gerenciamento eficiente do cronograma da obra garante a qualidade para que a obra seja finalizada de acordo com o previsto

Todo projeto exige a elaboração de um cronograma para que cada etapa seja realizada e concluída de modo a garantir a satisfação do cliente. E na construção civil ocorre da mesma maneira. O cronograma não descreve apenas a rapidez com que o trabalho será executado, mas também descreve como o trabalho será feito. O cronograma de obras define a sequência e o método em que cada etapa será executada. Assim, quanto mais cedo for feita a definição de um cronograma de obras, seja no papel (ou tela do computador, tablet, etc.) e comunicado à equipe que vai construir o projeto , melhor.

Só porque você contratou uma boa empreiteira não quer dizer terá bons resultados na execução de sua obra.É preciso que os gerentes encarregados das obras ou projetos façam um cronograma de obras eficiente e uma gestão de qualidade rigorosa para assegurar que a obra será acabada dentro do prazo e orçamento planejados.

Vamos ver como se elabora um cronograma de obras eficiente, para garantir  um gerenciamento adequado da qualidade de modo que a obra seja finalizada de acordo com o previsto!

Um cronograma de obras mal estruturado e uma obra mal gerida enfrentam quais desafios?

Uma obra que não tenha uma gestão de cronograma eficiente sofre com problemas graves, que só tem a crescer se isso não for resolvido. Um gestor de qualidade precisa definir o trajeto de sua equipe de acordo com o cronograma pré-estabelecido!

Com a falta de uma gestão de cronograma eficiente, a obra acaba sofrendo com atrasos e desperdícios de materiais, muitas vezes, que não podem ser recuperados.

Mesmos em uma obra, é preciso verificar a sazonalidade dos materiais, pois existem alguns que devem ser comprados com muitos meses de antecedência.

Os principais benefícios gerados por um cronograma de obras eficiente

Estruturar e gerenciar de maneira adequada o cronograma de obras tem um poder extremamente grande para o sucesso do projeto! Um cronograma bem estruturado e bem gerenciado e cumprido à risca, tanto em prazo quanto em custos pode abrir novos mercados para a sua construtora e até ampliar aqueles que já existem, fazendo com o seu negócio se expanda.

Além disso, podemos citar ainda outras vantagens, como:

  • Aumento da produtividade, tanto dos funcionários quanto dos colaboradores;
  • Redução de custos;
  • Reduzir os desperdícios tão comuns nas obras;
  • Controlar os processos de uma maneira mais eficiente;
  • Ter uma organização interna muito melhor.

    azienda 1

Qual é o passo a passo para estruturar um cronograma eficiente de obras?

Os elementos que são fundamentais para a estruturação de um cronograma de obras de forma eficiente, listados de maneira cronológica abaixo, são:

  • Planejamento Físico-Financeiro Detalhado da obra: tendo como base o orçamento e os compromissos já com definição de prazos estipulado;
  • Programação de Aquisição de Materiais e Serviços; quanto, como, onde, porque, prazos e etc.
  • Planejamento Operacional e Logístico da obra: aqui devem ser incluídos o planejamento do canteiro, fluxo de tráfegos de pessoas e materiais, dimensão dos equipamentos de transporte, entre outras coisas;
  • Controle e Acompanhamento das Atividades: deve conter os indicadores de produtividade, uma análise detalhada da qualidade dos serviços e também como está a eliminação de materiais desperdiçados;

Um cronograma de obras bem elaborado, pode garantir a Qualidade Final na entrega do projeto. Por isso elencamos sete fases vitais para o planejamento de gestão de qualidade de uma obra

Para estruturar de forma correta um cronograma de obras de modo a se garantir a qualidade total na entrega do projeto, é preciso que haja a elaboração de um planejamento estratégico muito bom e para isso, você tem que seguir 7 etapas importantíssimas. São elas:

  1. Deixar completamente definida as condições e exigências normativas que devem ser implantadas na execução do projeto;
  2. Analisar e avaliar de forma detalhada todos os processos atuais de execução de tarefas;
  3. Determinar quais são as prioridades, como as melhorias na estrutura operacional e capacitação de pessoal;
  4. Planejar qual será a matriz base para o cronograma a ser executado;
  5. Oferecer treinamento e acompanhamento adequados, gerenciando tudo de perto;
  6. Verificar a execução do cronograma através de auditorias nas estratégias e evolução da obra;
  7. Não somente planejar, mas também garantir a manutenção e fazer revisões contínuas de todo o planejamento.

É claro que ter um cronograma de obras eficiente é uma coisa muito importante, mas isso não será muito útil se você não tiver também um bom controle de qualidade. Por isso, tenha foco na gestão desse pequeno fator e verá grandes resultados surgindo depois disso.

Acredite que sua construtora pode e vai crescer muito mais se você trabalhar de forma organizada, de modo a agregar benefícios para o seu cliente, aumentando a percepção de valor do mesmo sobre os serviços prestados por sua empresa.

Se precisar de ajuda, com a gestão contábil e financeira de sua construtora, fale com a gente! Somos uma Empresa de contabilidade especializada em Construção Civil, nós podemos te ajudar!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top