skip to Main Content
gestão de fornecedores

Gestão de fornecedores para engenheiros — 3 dicas cruciais para suas obras não gerarem dores de cabeça!

Não sabe ao certo em quem deve investir para o sucesso das suas obras? Com o auxílio da gestão de fornecedores seu negócio entrega qualidade sem gerar custos desnecessários!

Um dos maiores desafios da construção civil – se não, o maior – é conseguir entregar a obra dentro do prazo e do orçamento, e para que esse objetivo seja alcançado com excelência é de crucial importância uma boa gestão de fornecedores!

No entanto, antes de citar as “3 dicas cruciais para que sua obra não te gere dores de cabeça”, vamos esclarecer…

O que é a gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é a atividade responsável por analisar, planejar e gerenciar todas as relações que a empresa possua com seus fornecedores.

Para isso, além da análise:

  • do preço;
  • da qualidade;
  • do suporte;
  • da garantia;
  • E demais atributos e utilidades que pertençam ao produto ou serviço contratado.

A gestão de fornecedores precisa estar ligada a todas as áreas da empresa, uma vez que toda operação necessite de suprimentos para ser executada.

Dentro da área da construção civil a gestão de fornecedores ganha uma importância ainda maior!

Isso se deve ao fato de que os materiais comprados e as empresas terceirizadas – como os serviços de uma escavadeira, por exemplo – são elementos primordiais para o sucesso, e o custo, dos seus projetos.

Além de que, a escolha dos fornecedores errados pode acabar gerando desconfiança por parte dos seus investidores.

Mas, não precisa mais se preocupar perante a isso! Nós da Nova Azienda preparamos algumas dicas que irão auxiliar a sua empresa de construção civil a gerir seus fornecedores com eficiência, te gerando muito mais produtividade e economia!

1 — Integridade é um ponto de avaliação desconsiderado, porém, essencial!

Embora muitas empresas de construção civil tenham a consciência de que preço não é tudo, muitos desses negócios ainda se prendem a características exclusivas do produto como embasamento para realizar as suas compras.

Dentro da gestão de fornecedores, avaliar somente essas questões pode ser um grande “tiro no escuro”.

Não entendeu onde queremos chegar? Simples, apenas lembre-se que negócios são feitos de pessoas para pessoas, e não empresas para empresas.

Avaliar um fornecedor pelo seu produto ou serviço é realmente importante, mas ainda assim não te proporciona os dados necessários para saber se essa transação é vantajosa ou não para sua empresa de construção civil.

Por isso, busque entender:

  • Qual o histórico dos fornecedores?
  • Como as pessoas recomendam esse fornecedor?
  • Qual o prazo de entrega médio desse fornecedor?
  • Como costuma ser o pós venda desse fornecedor?

Entre outros questionamentos que apresentem necessidades da sua empresa que o fornecedor em questão pode solucionar, não o com o produto diretamente – que é extremamente necessário -, mas com a credibilidade que ele transparece.

2 — Utilizar a tecnologia para te auxiliar na gestão de fornecedores

Você já deve ter ouvido falar sobre o uso de tecnologia na construção civil, dificilmente não utilizamos algum aparelho eletrônico em nosso dia a dia, e com a gestão de fornecedores não poderia ser diferente!

Para saber melhor sobre o uso da tecnologia na construção civil você pode conferir o nosso post “A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES PARA CONSTRUÇÃO CIVIL”

O uso de sistemas de gestão na construção civil é uma excelente vantagem competitiva para o seu negócio, além de dinamizar os procedimentos adotados em seu projeto, o sistema ainda te auxiliar no processo de avaliação de desempenho dos seus fornecedores, monitorando:

  • datas e prazos de entrega e conclusão das etapas do projeto;
  • custo do andamento do projeto;
  • custo do material;
  • tempo de execução do serviço;
  • entre outros.

3 — Um escritório de contabilidade é o que a sua empresa precisa para alcançar seus objetivos com as contas no azul!

Por fim e não menos importante, a última dica que irá evitar problemas financeiros na sua obra, com o auxílio de uma excelente gestão de fornecedores, é contar com os serviços de um escritório de contabilidade.

“Como assim?”

O contador, além de analisar toda situação financeira e tributária da sua empresa, te auxiliando, desta forma, na redução de custos, é fundamental para gestão de fornecedores do seu negócio.

Isso ocorre porque como o contador já possui todas as suas movimentações financeiras em mãos, fica muito mais fácil realizar uma análise minuciosa dos seus gastos desnecessários e setores da sua empresa que podem ser melhor aproveitados financeiramente.

Para saber mais, entre em contato com a equipe de contadores especialistas em contabilidade para construção civil da Nova Azienda, estamos 100% dispostos a transformar o seu empreendimento em mais um case de sucesso!

Somos um escritório de contabilidade em São Paulo – SP, que tem como objetivo tornar as suas tomadas de decisões muito mais assertivas, venha nos conhecer!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

#contabilidadeemsp #contabiliadeemsaopaulo #novaaziendacontabil #gestaodefornecedores #reducaodecustos

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top