skip to Main Content
gestão de obras

5 dicas infalíveis sobre Gestão de Obras

Fazer a gestão de obras não é uma tarefa nada fácil, porém é possível que você a gerencie de maneira eficiente. Neste momento de recessão da economia brasileira, buscar a eficiência na execução de projetos da construção civil é um diferencial competitivo para o profissional desta área. Como gestor, é preciso que você saiba um conjunto de atividades que envolve desde o planejamento até o controle de qualidade.

Confira aqui neste artigo 5 dicas infalíveis sobre como fazer a gestão de obras de forma inteligente e produtiva. Veja:

       1-Planejar e dimensionar bem os espaços

Uma das dicas mais importantes para fazer uma excelente gestão de obras é planejar e dimensionar bem os espaços para movimentação de materiais, estoque e acomodação dos profissionais do canteiro. Para isso, você deve atentar para os percursos que serão feitos a fim de facilitar toda a logística e também evitar multas.

       2-Desenvolver um cronograma

Gerenciar uma obra de forma inteligente e produtiva envolve também o desenvolvimento de um cronograma que deve ser cumprido e muito bem controlado. Você deve compartilhar todas as informações contidas nele com sua equipe para que ela tenha conhecimento e se comprometa a atingir o objetivo proposto.

Um cronograma mal executado e não cumprido pode gerar dissabores e gastos desnecessários.

     3-Alertar e/ou informar a equipe sobre possíveis riscos

A construção civil é um dos setores com maior número de acidentes. É seu dever deixar sua equipe de colaboradores informada sobre os principais riscos presentes na obra; alguns deles são:

  • Choques elétricos.
  • Deslizes e quedas de materiais que podem vir a atingir o colaborador.
  • Quedas de nível já que no caso de construção de edifícios, por exemplo, demanda atividades em altura.
  • Exposição a corpos estranhos como vespas, cobras, escorpiões, etc.
  • Risco de acidentes no uso de equipamentos. Por isso é importante você manter um padrão de segurança com o uso de EPI e treinamento adequado para sua utilização.
  • Elevados níveis de pressão sonora no canteiro de obras.

Como você pode perceber, saber a forma correta de utilizar as ferramentas e equipamentos de proteção é essencial, pois quando mal utilizadas elas podem se transformar em “armas” causadoras de acidentes de trabalho na construção civil.

     4-Promover um clima favorável à atração e retenção de talentos

Um dos maiores desafios da construção civil está relacionado a uma gestão que seja capaz de promover um clima favorável à atração e retenção de talentos. Para tal, é super importante você investir em uma gestão que não priorize somente bons salários, mas também fatores como plano de carreira, empregabilidade, política de gestão de pessoas e benefícios.

Tudo isso colabora para que você tenha uma equipe sólida e de alta performance. Investimento em saúde, ações como feedback e outros, também diminuem os níveis de rotatividade, absenteísmo, reduz o número de acidentes e impactam positivamente no atendimento dos prazos e qualidade das entregas.

     5-Treinar e capacitar a equipe

O setor da construção civil é um dos que mais sofre com a falta de mão-de-obra qualificada. O déficit de colaboradores preparados para atender a demanda deste segmento no país é grande. Para solucionar este problema a qualificação dos profissionais precisa ser estimulada com treinamento e capacitação.

O ideal é que tais ações sejam conjuntas entre governo, empresas e profissionais. Contudo, ainda que não seja possível esta união você deve promover meios próprios para que este treinamento e capacitação da equipe aconteçam.

Quando o profissional não é treinado e capacitado tem-se um enorme prejuízo durante o processo da obra que envolver principalmente a perda de tempo, desperdício de material e retrabalho. O perfil do profissional da construção civil mudou ao longo dos anos. Sendo assim, é necessário oferecer um trabalho cada vez melhor.

Portanto, com essas 5 dicas infalíveis sobre como fazer a gestão de obras de forma inteligente e produtiva você já é capaz de iniciar um ótimo planejamento para gerir seu projeto. Observe, oriente, comunique, acompanhe, motive, compreenda, busque sempre conhecimentos, saiba ouvir, tenha equilíbrio e lidere com garra.

E você? Tem mais alguma dúvida sobre gestão de obras? Comente!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top