skip to Main Content
gestão na construção civil

Gestão – um dos principais desafios da construção civil

Uma das atividades mais complicadas no segmento da construção civil é promover uma ótima gestão. Muitos dos problemas que ocorrem no canteiro de obras tem origem em erros e deficiências de gestão.

Fato é que, a falta de cultura de ações preventivas para afastar ou minimizar estas falhas podem levar a empresa a perdas irreparáveis inviabilizando negócios, dificultando investimentos, afastando parceiros estratégicos e potenciais investidores.

Diante deste contexto, é correto afirmar que a gestão é um dos principais desafios da construção civil. Administrar essa árdua tarefa inclui várias atribuições como:

  • Recursos humanos para a obra.
  • Respeitar os custos previstos.
  • Cumprir o cronograma de entregas.
  • Organização financeira, dos processos produtivos e do canteiro de obras
  • Compra de materiais e escolha de fornecedores.
  • Planejamento logístico da obra.
  • Controle e acompanhamento das atividades executadas.
  • Segurança.
  • Gestão Financeira e Contábil.
  • Gerenciamento de equipes.
  • Seguir os padrões de desempenho desejados pelo cliente.
  • Foco em qualidade, etc.

Ser gestor na construção civil é você ter a missão de inspirar pessoas a atingir um objetivo comum para que tudo flua da melhor maneira possível. Fazer a gestão de qualquer segmento de negócio é sim desafiador e necessita de muito esforço, firmeza e constância por parte do gestor, para que a empresa consiga ser lucrativa e sustentável.

Gestão na construção civil e suas particularidades

Quando falamos em gestão na construção civil, estamos nos referindo a um modelo de gestão totalmente peculiar, e você enquanto gestor deve estar muito atento à estas peculiaridades.

Por exemplo, os compradores de um imóvel investem um valor alto para sua aquisição e assim esperam que este empreendimento seja entregue com a mais alta qualidade e dentro do prazo que foi acordado. Logo, você precisa estar atento ao processo produtivo, isto é, desde a compra dos materiais, até a execução do trabalho com a máxima qualidade respeitando ao cronograma de cada etapa estabelecida para que o prazo seja cimprido à risca. Ademais, ainda tem o quesito segurança; no qual você também deve estar atento/a para trabalhar naquele empreendimento com o máximo de atenção atendendo às exigências e normas, de modo a garantir a segurança de seus operários e também aos seus proprietários no usufruto do mesmo.

Então imagine… Estas duas particularidades da construção civil são extremamente importantes. Agora, alie a isso às questões de potencial de venda de uma obra, gestão de materiais, contas a receber e as demais atividades que você deve realizar… Não é nada fácil; não é verdade?

O gestor da construção civil será muito desafiado em todas suas atribuições e consequentemente será cobrado dele o perfeito andamento da obra. Por isso é que se diz – gestão é um dos principais desafios da construção civil.

Gestão civil – lidando com os desafios

Por mais difícil que pareça ser fazer a gestão na construção civil (e realmente o é) você deve saber lidar com todos estes desafios se realmente deseja o sucesso de sua construtora e até mesmo o seu como profissional da área. Logo, o primeiro passo é você se organizar verificando o que pode ser feito e/ou aprimorado.

Existem muitos programas que auxiliam na gestão da construção civil e servem para concentrar em um só sistema todas as informações e controle inerentes ao projeto. Eles são muito úteis para você ganhar tempo e obter maior produtividade no campo.

Além disso, para ser um gestor de sucesso na construção civil você deve ser transparente e inspirar confiança em sua equipe. Essencialmente é preciso saber se comunicar tendo um discurso coeso, objetivo e motivador. Isto também é extremamente importante para que ela se envolva no processo e se comprometa com os resultados.

Portanto, para fazer uma excelente gestão na construção civil é preciso que você disponha de sólidos conhecimentos administrativos e técnicos. Caso contrário, sua gestão e liderança não serão suficientes e nem ao menos receberão apoio das equipes para realização do seu trabalho.

E você? O que tem feito para vencer este desafio da gestão na construção civil? Compartilhe nos comentários suas experiências!

Um forte abraço.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top