Para que você tenha ciência da real situação dos números do seu negócio é preciso ter uma visão minuciosa dos indicadores financeiros para construtoras!

A importância da Contabilidade para Construção Civil
Em média, se gasta até 8% a mais em material do que o necessário devido a perdas
Somos uma Assessoria Contábil especializada em Contabilidade para Construção Civil e em contabilidade para o comércio varejista. Hoje falaremos sobre a importância dos procedimentos contábeis adequados para a construção civil, de modo a evitar perdas desnecessárias e prejuízos financeiros.
O empreendedorismo eficaz deve se atentar sempre para políticas internas econômicas durante os processos produtivos. Os desperdícios e as perdas de materiais por falta de controle de estoque, resultam em perdas financeiras consideráveis.
O setor de construção civil, dada a natureza do negócio, é um segmento onde os desperdícios e as perdas constituem valores significativos. Otimizar o negócio minimizando esses indicadores deve ser a principal tarefa do gestor destas empresas.
Antes de tudo, é necessário saber a diferença entre perdas e desperdícios. A perda tem a ver diretamente com a ineficiência administrativa, são projetos mal dimensionados, custos não calculados que impactam negativamente no resultado final. Quebras, furtos, extravios são outros agentes causadores das perdas em obras.
Desperdício tem a ver com a forma de utilização de seu produto. É a falta de aproveitamento do mesmo, ou o aproveitamento inadequado, falta de conhecimento na hora de usar e etc.
Seja por desperdício ou por perda, o empresário que quer evitar esses impactantes fatores negativos, deve antes de tudo ter um controle de estoque eficiente e uma contabilidade para construção civil apurada e feita em tempo real.
A contabilidade para construção civil como instrumento de auxílio no gerenciamento das perdas e desperdícios
O conceito de perdas na construção civil está intimamente ligado à má utilização de materiais. Se levarmos em consideração que na execução de uma determinada obra, são utilizados além de materiais, equipamentos e mão-de-obra, entre outros, esse conceito pode tomar uma amplitude muito maior.
A falta de gerenciamento correto na gestão de pessoas por exemplo, leva a empresa a sofrer queda de produtividade devido a acidentes, pagamento de horas extras desnecessárias entre outros quesitos importantes.
A má utilização dos equipamentos resultará na quebra e desgaste dos mesmos, assim como a falta de um controle de estoques aliado a um mau dimensionamento do projeto resultará em desperdício de materiais.
O princípio mais importante é conhecer e identificar os fatores que resultam nas perdas. Algumas perdas mais comuns:
- Perdas naturais
- Processos inadequados
- Transporte inadequado
- Superdimensionamento da obra
- Acidentes de trabalho.
- Manutenção de equipamentos inadequados.
A contabilidade para construção civil é uma importante ferramenta de gestão na minimização das perdas decorrentes dos fatores acima elencados. Através de resultantes quantitativos a contabilidade é capaz de informar ao empresário que atitudes tomar para evitar as perdas.
Como instrumentos de gestão contábil temos os relatórios gerenciais e as apurações dos fatos contábeis ocorridos no patrimônio da empresa que são demonstrados através dos seguintes:
- Balanço patrimonial
- Balancetes de verificação
- DRE-Demonstrativos de Resultados
- DFC-Demonstração dos fluxos de caixa
- Inventário físico
Através do registro cronológico das movimentações de entrada e saída dos insumos, das receitas e das despesas se efetua o controle gerencial do patrimônio. Quando o empresário analisa a posição de seu estoque em determinado momento, é capaz de vislumbrar se estão ocorrendo ou não desperdícios.
A contabilidade para construção civil é uma contabilidade de custos. Por se tratar de uma terceirização de serviços onde o construtor trabalhará executando obras para terceiros sob empreitada ou as administrando, cada obra terá o seu plano de contas definido e sua apuração contábil individualizada por determinação legal.
Podemos dizer em uma linguagem de fácil compreensão que a finalidade da contabilidade para construção civil é avaliar as despesas confrontando com as receitas e resultando no lucro ou prejuízo empresarial.
Sendo assim o efetivo controle do estoque, é de suma importância na apuração dos custos e na identificação das perdas incorridas durante o processo produtivo dos empreendimentos imobiliários.
Minimizando perdas na construção civil
A “fama” da construção civil é a de ser o setor que maior desperdiça insumos nos processos de execução das obras, portanto, para minimizar as mesmas é necessária a identificação das falhas de gestão.
Após identificados o agente motivador das perdas é necessário efetuar a contenção dos mesmos.
Citamos alguns desses controles que ajudam na contenção das perdas:
- Fazer um planejamento de gastos bem calculado de forma que não haja falta, originando compras sem orçamento, e nem mesmo sobras durante a execução do projeto;
- Orçar de forma rigorosa cada insumo solicitado, identificando sempre mais de um fornecedor que reúna qualidade e preço.
- Controle no recebimento dos insumos, atentando-se para que o recebido esteja de acordo com o solicitado;
- Estocar os insumos de forma a ser fácil sua identificação, no momento da solicitação do canteiro de obras.
- Estocar os insumos seguindo padrões de estocagem que visam não adulterar ou quebrar os insumos.
A contenção das perdas representará uma parcela significativa de redução de custos e ganho financeiro no projeto final.
E então, precisa de ajuda? Nós somos especializados em contabilidade para construção civil e queremos te apoiar num maior aproveitamento! Pronto para agendar uma reunião conosco?
Como contabilizar o ganho de capital de uma obra, no caso, pelo programa minha casa minha vida sabendo que tenho um prazo de cinco anos para realizar os possíveis reparos que porventura venham a surgir e fazer o informe correto junto a Receita Federal?
Inicialmente pode se observar um ganho pequeno mas, geralmente surge algum reparo/conserto a realizar em virtude de falha na elaboração e acabo gastando aquilo que, inicialmente tinha como lucro.
Certo de sua atenção,
Aguardo retorno.
Robson Aires