skip to Main Content
construção civil

Meio Ambiente X Construção Civil

A indústria da construção civil é a mais poluente do planeta!

Somos uma Empresa de contabilidade especializada em Comércio Varejista e Construção Civil e hoje falaremos sobre meio ambiente.

O setor da construção civil é uma área que passa por um grande desafio no Brasil: saber como evitar desperdícios durante as obras.

Foi feito um levantamento em diferentes estados brasileiros, onde foi apontado, que em média, em uma construção civil é gasto 8% a mais do que é preciso, tudo graças aos desperdícios gerados, tanto na edificação quanto no entulho.

Não para por aí, pois dependendo do material, se desperdiça muito mais. A massa fina, por exemplo, pode sofrer um desperdício de 80% e tijolos e tintas, ficam com mais de 25% desse levantamento.

Você sabe por quanto do consumo da matéria-prima do planeta, a construção civil é responsável?

Se a sua resposta for não, prepare-se para se surpreender, pois este setor consome de 40% a 75% da matéria-prima, sem contar o 1/3 dos recursos naturais.

Para que você tenha uma noção, o cimento é mais consumido do que alimentos e só perde mesmo para a água.

O professor Vahan Agopyan, da Poli-Usp, deu uma entrevista apontando uma das causas para esse caos, que segundo ele, é a constante necessidade de construir hospitais, casas e obras de infraestrutura.

Dessa forma, não existe nada mais a se fazer para reduzir os danos, do que tentar ao máximo minimizar os desperdícios gerados nas construções civis.

O Efeito Estufa e a Construção Civil

E os problemas são visíveis e só aumentam. Vemos as notícias na televisão, de secas, sobre o recorde de temperaturas, as enchentes que destroem diversas moradias… São muitas as notícias que espalham sobre a chegada do efeito estufa.

Comprovado pela ciência e avaliado por toda a população, não existem dúvidas de que todas essas mudanças climáticas que ocorrem em toda parte no planeta, são resultados das intervenções que o ser humano está fazendo na natureza.

A construção deixa uma pegada gigantesca no planeta quando o assunto é aquecimento global. Veja só os seguintes dados das Nações Unidas, sobre o as ações deste setor no meio ambiente:

  • 40% de toda energia;
  • Extrai 30% dos materiais do meio natural;
  • Gera 25% dos resíduos sólidos;
  • Consome 25% da água;
  • Ocupa 12% das terras.

E quando se fala de emissões atmosféricas, infelizmente, a construção civil não fica nenhum pouco para trás, sendo responsável por 1/3 das emissões totais de gases que causam o efeito estufa.

Mas, não é algo impossível de se resolver, existem algumas maneiras de diminuir a emissão desses gases, como:

  • Implantar fontes de energias renováveis no projeto, como a solar e a eólica;
  • Optar por materiais que tenham menores níveis de emissões;
  • Escolher equipamentos de condicionamento de ar que sejam de maior qualidade e que não usem gases extremamente agressivos à camada de ozônio e que não gerem tanto impacto no efeito estufa;
  • Usar combustíveis que tenham níveis menores de emissão pelos equipamentos;
  • Criar projetos arquitetônicos que tenham como privilégio a iluminação natural e a ventilação, causando uma redução no consumo de energia;
  • Promover o reflorestamento.

Entulho

A produção de resíduos em demolições e construções são os desperdícios mais notáveis. Pelo menos 50% da massa dos resíduos sólidos urbanos no Brasil, são representados pelos entulhos.

Esse tipo de desperdício significa que foi perdido uma grande possibilidade de aproveitar os resíduos na reciclagem. Afinal, se eles não são reciclados, devem ser jogados fora, o que só gera um aumento no lixo e no número de locais onde são descartados de forma inadequada.

A sustentabilidade

Como foi possível ver, a medida que nos tornamos mais urbanizados, constatando que 80% da população do nosso país vive em áreas urbanizadas, precisamos gerar e adotar medidas cada vez mais sustentáveis, para que assim, consigamos elevar a qualidade de vida da sociedade.

O Brasil ocupa atualmente o quarto lugar em número de empreendimentos sustentáveis certificados no mundo e a intenção é só crescer nesse âmbito.

Isso depende de todos nós!

E então, o que sua empresa de construção civil tem feito em relação à sustentabilidade do planeta? Compartilhe sua experiência conosco!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top