skip to Main Content
desafios da gestão financeira

Os desafios da gestão financeira para varejistas!

Somos uma Empresa de Contabilidade na Lapa – SP especializada em Contabilidade para o Comércio Varejista  e hoje trazemos um tema de bastante importância para os lojistas de todo o país: Os desafios da gestão financeira para varejistas!

Fazer a gestão financeira no comércio varejista é um grande desafio para os empresários. O maior desafio é tornar os resultados financeiros da empresa positivos e mais favoráveis, e existe muita coisa que você pode fazer, mas a questão é saber por onde começar e quais ações têm mais chances de alcançar o esperado em menor tempo.

Sabemos que controlar as finanças de uma empresa varejista é bem complicado, mas com algumas dicas, sabendo reconhecer onde está o erro, você vai conseguir otimizar seus resultados.

Continue com a gente e descubra quais os desafios da gestão financeira para varejistas!

O que á a administração financeira?

A administração financeira é nada mais, nada menos do que a atividade central que move e coordena toda e qualquer empresa, até mesmo as instituições sem fins lucrativos ou as públicas.

O motivo de ela ter esse poder todo é simples, para que uma organização consiga ter um bom funcionamento, ela tem que possuir recursos físicos, humanos e materiais.

E como você pode ter tudo isso? Com dinheiro.

Portanto, a administração financeira é aquilo que controla os recursos financeiros da organização.

O Controle financeiro e o comércio varejista

Levando em consideração o grande número de produtos comercializados pelo varejo, todo empresário desse tipo de comércio precisa saber lidar com uma quantidade grande de contas a pagar e a receber. Por isso que a administração financeira nesse negócio é tão importante.

Mas, não é preciso muito para perceber que o controle financeiro no comércio varejista é um tanto deficiente. Só precisamos dar uma olhada nos pequenos varejos, como padarias e mercearias. Sem contar que é muito comum, além de se esquecerem completamente do controle financeiro, os varejistas misturarem as contas pessoais com as da empresa.

Isso é algo bem chocante, porque justamente no segmento varejista é que deveria ter um bom controle financeiro, capaz de garantir a sustentabilidade do negócio.

Registrar todas as movimentações

O primeiro passo é fazer o registro de tudo que sai e entra na empresa. Um bom recurso é utilizar um software de gestão que te ajude neste processo. Em um software de gestão completo, você terá:

  • Automação comercial;
  • Controle de estoque;
  • Faturamento;
  • Fiscal.

Você ainda pode optar por um software específico que só faz o controle financeiro.

Com as informações registradas e de fácil acesso, já é possível melhorar os controles e enxergar melhor a situação do caixa da loja.

Contas a receber

Mantenha o controle de tudo que é recebido na loja, como:

  • Cartões;
  • Cheques;
  • Dinheiro;
  • Vendas a prazo.

Esse passo aqui é ainda mais importante para quem vende a prazo e faz parcelamentos, isso porque pode existir a inadimplência e se não houver controle aqui, será prejuízo na certa.

Contas a pagar

Manter o controle frequente das contas, evita que ocorram surpresas desagradáveis.

Com uma falta de planejamento constante no comércio, o varejista é obrigado a realizar descontos de duplicatas/cheques em bancos para conseguir suprir as deficiências existentes no caixa.

O valor que é cobrado de juros costuma ser bem alto, até prejudicando de maneira grave o lucro obtido nas vendas.

 Plano de contas

Fazer o controle total de todas as movimentações, deixando isso muito bem registrado, permite que o varejista consiga ter uma visão completa de seu negócio, tornando tudo bem mais simples e descomplicado.

Então, para que não ocorra grandes erros na sua gestão financeira, causando grandes prejuízos ao seu comércio, é recomendado que você preste muita atenção.

Lembre-se que você só tem a ganhar adotando boas técnicas de gestão financeira!

Por isso, nunca deixe de lado a rotina financeira da sua empresa! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco! Somos uma Empresa de contabilidade especializada no Comércio Varejista e podemos ajudar!

Até breve…

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top