skip to Main Content
construção civil

Problemas com a mão de obra na construção civil?

A oferta de mão de obra sem qualificação adequada é um desafio que acomete o mercado de trabalho como um todo. No que diz respeito à construção civil, problemas com a mão de obra são comuns desde muito tempo atrás. Então, como resolver essas carências?

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) o setor da construção civil é um dos que mais sofre com a escassez de mão de obra qualificada.

O déficit de trabalhadores capacitados e preparados para atender a demanda nesse ramo no Brasil é alto. Ainda de acordo com o Instituto, a falta de profissionais qualificados se deve também ao crescimento do ramo da construção civil nos últimos anos que, inclusive, foi impulsionada principalmente por grandes obras públicas.

Fato é que o segmento da construção industrializada tende a crescer no mercado brasileiro e isso exige mais preparo do profissional que for atuar em obras.

Problemas com a mão de obra na construção civil? Faça isso!

A fim de solucionar este cenário que diversas empresas no Brasil estão vivenciando, muitas delas passaram a investir em cursos profissionalizantes aos seus colaboradores. É certo que para resolver os problemas com a mão de obra na construção civil a qualificação dos profissionais precisa ser estimulada.

O ideal para que estes problemas sejam solucionados é que haja uma ação conjunta entre profissionais, empresas e governo para que todos recebam apoio e os processos sejam alinhados e atualizados, vez que o perfil do trabalhador da construção civil de hoje é diferente do que era há uns anos.

Atualmente o profissional da construção civil é tido como um verdadeiro colaborador da empresa e não é mais o “peão da obra”. Sendo assim, é preciso que seja oferecido a ele um trabalho melhor para que ele adquira o perfil do profissional contemporâneo deste segmento.

Outra ação que serve de solução para os problemas da mão de obra na construção civil é promover ao trabalhador a capacitação no próprio canteiro de obras. Assim ele aprenderá mais rápido de forma prática e conhecerá outros elementos importantes como a propriedade dos materiais, segurança, preservação do meio ambiente, processo construtivo, etc.

Os prejuízos

Os problemas com a mão de obra na construção civil, quando não solucionados, podem ocasionar uma série de prejuízos durante o processo da obra como:

  • Desperdício de material.
  • Perda de tempo.
  • Retrabalho.

De nada adianta você ter em sua obra excelentes materiais a serem utilizados se não tiver mão de obra qualificada para trabalhar neles. O resultado final do projeto sofre intervenção desses dois fatores. Além disso, a falta de qualificação prejudica seriamente o colaborador.

Quando você oferece a ele um meio de se qualificar para tal atividade ele como conhecer do processo construtivo conseguirá identificar suas falhas e assim a probabilidade dele cometê-las novamente é muito menor.

Portanto, os problemas com a mão de obra na construção civil podem ser resolvidos. Faça isso! É preferível investir financeiramente com a qualificação do profissional do que ter a obra praticamente “perdida”. Todo o processo construtivo terá mais qualidade com um projeto bem elaborado, materiais corretos e colaboradores qualificados.

Pense nisso e até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top