skip to Main Content
comércio varejista

Processo de contabilidade de um comércio varejista!

A contabilidade desde o surgimento dos negócios é a principal aliada das empresas. Isso porque é através dela que as principais molas propulsoras dos negócios são analisadas: as movimentações financeiras.

De caráter obrigatório para todas as empresas, independente do seu porte, manter as análises contábeis impecáveis e bem apuradas e organizadas também auxilia na gestão financeira de qualquer empreendimento.

No comércio varejista, onde se trabalha diretamente com o público consumidor, as movimentações financeiras tanto de entrada quanto de saídas , são diárias e muitas vezes extremamente numerosas, o que exige uma total organização e equilíbrio quanto às informações.

Mas você sabe como funciona o processo de contabilidade de um comércio varejista?

Então fique atento e descubra logo abaixo.

O comércio varejista

Em momentos de mudanças de estação, nenhuma mulher resiste olhar aquela vitrine cheia de roupas lindas e “necessárias” no guarda-roupa, não é mesmo?

Ou ainda, a maioria não se contém em dar uma passadinha no shopping e não há como deixar de se encantar com tantas novidades, que atendem à todos os gostos, bolsos, classes e níveis sociais.

E é assim que o comércio varejista sobrevive, de encantar e faturar rotineiramente.

Compra, venda e troca, são tantas as movimentações de mercadorias quanto financeiras em curto espaço de tempo.

A importância da contabilidade no setor varejista do comércio

Com isso, o setor varejista do comércio requer a manutenção de uma organização minuciosa e apurada de todas as informações de receitas e despesas, a fim de avaliar do lucro do período e a rentabilidade do negócio. E é nesse momento que surge o tão importante papel da contabilidade.

A contabilidade tem função de:

  • Registrar e analisar as movimentações financeiras,
  • Apurar o lucro ou prejuízo do período,
  • Demonstrar através de balancetes e demonstrativos do resultado,
  • Apurar o patrimônio da empresa além de declarar junto aos órgãos fiscalizadores, os valores à serem tributados e recolhidos para regularização do negócio empresarial.

As Demonstrações Contábeis

Através de relatórios feitos pela contabilidade, as demonstrações contábeis informam a situação da empresa no momento atual e auxiliam nas tomadas de decisões emergenciais pela empresa.

Decisões como:

  • Momento ideal para investir,
  • Momento ideal para buscar recursos de terceiros, como por exemplo; empréstimos consignados, cartão de crédito, financiamento, entre muitos outros.

Segundo a Lei nº 6.404/76, alguns demonstrativos são obrigatórios em todas as circunstâncias, outros facultativos e outros exigíveis somente em alguns casos especiais, no entanto, manter a transparência nas demonstrações financeiras são essenciais para o melhor desenvolvimento da empresa e menor riscos junto ao FISCO.

O Balanço patrimonial

O Balanço patrimonial é a representação da posição estática da empresa em determinado período, e é obrigatório ser atualizado e apresentado aos órgãos de fiscalização a cada 12 meses.

A informação do balanço patrimonial, além de ser obrigatória também traz benefícios para os negócios, pois comprova o crescimento do mesmo e a viabilidade de investimento por partes interessadas no empreendimento.

Através do balanço patrimonial, as informações situacionais da empresa são evidenciadas em seu:

  • Ativo;
  • Passivo;
  • Patrimônio líquido.

Demonstrativo do resultado

Os demonstrativos dos resultados são os resultados das operações de lucro ou prejuízo do negócio. Os demonstrativos são importantes pois trazem os resultados operacionais de determinado período e o lucro líquido do período, onde sobram os valores realmente rentáveis para retiradas entre os sócios ou ainda para reinvestimento nos negócios.

Análise do fluxo de caixa

O fluxo de caixa tem papel importante em qualquer tipo de negócio e especialmente no segmento do comércio varejista. Isso porque ele é quem garante a fluidez das movimentações e propicia condições imediatas para tomada de decisões, como por exemplo, compra de matéria prima, reposição de estoque, facilitações nas negociações, entre outras.

Viu só? A contabilidade cada dia mais cria técnicas de controle e viabilidade de processos para melhoria da apuração dos seus resultados. Com isso, ela vem se tornando forte aliada em todos os segmentos dos negócios, trazendo informações importantes e imediatas para a gestão financeira do seu empreendimento.

Não descuide dos seus negócios, mantenha sempre parceria com um bom contador, ele poderá ser o braço direito no crescimento do seu comércio.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top