skip to Main Content
Construção Civil

Reaproveitamento de Materiais na Construção Civil

Desde a edificação ao pós-construção o reaproveitamento de materiais está se popularizando na construção civil

Somos uma Empresa de contabilidade especializada em Comércio Varejista e Construção Civil e hoje vamos falar sobre reaproveitamento de materiais na construção civil.

Não importa se é a fase de edificação ou pós-construção, a questão é que o hábito de reaproveitamento de materiais na construção civil está ficando cada vez mais popular. E, esse fato não está acontecendo apenas por causa da enorme economia de gastos nas obras, mas também porque existe a possibilidade de aproveitar os elementos naturais, fazendo com que haja uma integração bem maior entre o concreto e o meio ambiente.

Essa nova cultura de reutilizar os materiais na construção civil é uma forma de transformar os resíduos gerados nas obras, como os entulhos, em produtos de comercialização que consigam ser novamente usados.

Dessa maneira, aparece uma oportunidade de reciclagem, que é aquilo que o mundo todo está buscando, conhecido como: sustentabilidade social e ambiental.

Isso é algo muito positivo, porque, como todos sabem, as atividades que são desenvolvidas pelo setor da construção civil causam danos gravíssimos ao meio ambiente, sendo este setor extremamente responsável pelos lixões (devido ao excesso de descarte de entulho feito de forma inadequada), e as emissões de gases do efeito estufa.

O reaproveitamento de materiais na construção civil é positivo e se você ficou interessado no assunto, fique conosco, pois vamos falar um pouco mais sobre ele!

O que é uma construção sustentável?

A construção sustentável é como é chamada a maneira de construir prédios e casa que consigam estar em harmonia com o meio ambiente.

É o tipo de construção, que vai em busca – no período de sua edificação até sua pós-construção – de minimizar ao máximo que for possível, os resíduos gerados no processo e usar ainda, de forma consciente, os recursos naturais, como a energia e água.

Além de tudo, nestas construções é obrigatório que haja uma aplicação de materiais recicláveis e que gerem um impacto ambiental bem pequeno, como por exemplo, o uso de tijolo de adobe e madeiras reflorestadas.

Como é feita uma construção sustentável?

Para que o prédio ou a casa sejam considerados como sendo sustentáveis, existem algumas características que precisam ser levadas em consideração. A principal delas, que já até citamos aqui, é que essa construção precisa ter total respeito com o ambiente a sua volta. Ou seja, deve respeitar a comunidade e principalmente, os recursos naturais existentes.

Em casas sustentáveis, temos as seguintes características:

  • O uso de madeiras reflorestadas, possuindo o selo de certificação;
  • Painéis fotovoltaicos, para utilização da energia do sol;
  • Vasos sanitários com redução de água;
  • Estética inteligente, que favoreça o uso da luz do sol e aproveite seu calor ou também possa amenizá-lo, tendo a finalidade de reduzir o consumo de energia.

Essas são apenas algumas formas de deixar um imóvel mais sustentável.

Quais são os requisitos para uma construção ser considerada sustentável?

Conforme dito pela própria IDHEA (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica) para que uma construção possa ser, de fato, considerada sustentável é preciso que os seguintes requisitos sejam cumpridos:

  • Planejamento perspicaz da obra;
  • Aproveitamento total dos recursos naturais disponíveis (como iluminação e ventilação);
  • Eficiência de energia, gestão e economia de água;
  • Diminuição de resíduos na construção;
  • Climatização do ambiente interior (acústico e térmico);
  • Utilização racional dos materiais;
  • Uso de produtos e tecnologias que não causem impactos negativos no meio ambiente.

Sem dúvida alguma, esse conceito de reaproveitamento e construções sustentáveis, são fatores que vieram para gerar uma grande melhora na qualidade de vida da sociedade.

Também é importante levar em consideração a grande economia de recursos, como a energia e a água.

Além de tudo isso, é preciso ficar atento aos valores gerados nessas construções. Nós somos uma empresa especializada em contabilidade para construção civil.

Não deixe de entrar em contato conosco, para cuidarmos juntos da saúde financeira e contábil de sua construtora e de seus projetos!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top