skip to Main Content
Redução de Custos

Redução de Custos na Construção Civil: Tecnologia e resiliência são essenciais

Atualmente a maior preocupação das empresas, principalmente no ramo da construção civil tem sido a produtividade e agilidade na entrega de produtos para acompanhar o mercado.

Existem três indicadores que avaliam a produtividade desse ramo:

  • PTF (Produtividade Total de Fatores),
  • Valor Agregado por trabalhador
  • E a Produção por Homem/hora empregado.

Analisando os três indicadores, pode-se perceber que desde 2011 a entrega dos mesmos caiu expressivamente, de acordo com a CBIC dados.

Apesar de tamanho esforço da área para deixar as entregas cada vez com mais participação da tecnologia, é importante que tenha uma economia para que o valor final não faça com que o imóvel fique parado.

Redução de Custos X Produtividade

Pode-se perceber que o foco da sua empresa tem que ser diferente hoje, o empreendedor da construção civil precisa procurar automatizar processos e fazer a gestão de desperdícios. É importante para você que invista desde a base, que é o canteiro de obras.

Desde o início do processo existem desperdícios que, se bem administrados considerando o todo do projeto, ajudam a otimizar o tempo de entrega dos serviços e reduzir os custos, tornando o imóvel mais acessível para o cliente final.

Com menos profissionais qualificados para esse ramo, é muito importante o apoio da tecnologia. Não só para reduzir os custos das empresas com os funcionários (que em alguns casos podem ser substituídos por máquinas), como também para entregar com mais rapidez os projetos.

Algumas dicas para que você, empresário da construção civil, consiga reduzir os custos e manter sua empresa serão descritas agora!

A tecnologia ao seu favor

Existem cada vez mais softwares desenvolvidos pensando na automatização de processos ajudando a reduzir o tempo de entregas, aumentar a qualidade e melhorar os lucros.

A empresa precisa mudar a construção de tijolo por tijolo para algo mais sustentável e econômico, por exemplo:

  • Lajes mistas;
  • Terras com soldas;
  • Painéis feitos de EPS;
  • Microconcreto de alto desempenho;
  • Peças fabricadas em impressoras 3D;
  • Concreto permeável;
  • Robô ou Drone na construção;
  • Utilização de aplicativos para gerenciar de longe a construção.

Hoje também existe uma agilidade maior no seu negócio que é o fator digital. Se a sua empresa ainda trabalha com relatórios manuais, saiba que existe uma forma mais prática por meio dos relatórios digitais.

Trabalhar com relatórios digitais faz com que você não desperdice o seu tempo tendo que sair do seu local para ir ao canteiro de obras. Tendo acesso a alguma tecnologia de nuvem, os funcionários podem salvar as informações necessárias e de onde você ou o gestor estiver, poderá ler e fazer os ajustes em tempo real.

Duas das tecnologias de nuvens indicadas para melhores estratégias no negócio são:

  • Building Information Modeling (BIM)
  • E o Mobuss Construção.

A BIM permite que você crie um modelo de edificação virtual que simula a construção em todas as fases. Ela agiliza o processo, pois atualmente é utilizado um processo linear para verificar falhas na execução da obra. Com essa tecnologia é possível evitar desperdícios e verificar os processos de forma simultânea.

A Mobuss Construção permite que você tenha acesso às informações de canteiros de obras de onde estiver online ou off-line, gerando vários tipos de relatórios das obras em tempo real, além de te possibilitar o acompanhamento dos indicadores da equipe, custos do projeto e atrasos que podem ocorrer.

Para tudo isso é necessário que os gestores e donos do negócio tenham resiliência, ou seja, que consigam se adaptar às mudanças e obstáculos que ocorrerão.

Nenhuma das tecnologias ou mudanças vêm com resultados rápidos, é necessário que você se adapte ao que for necessário para que sua empresa cresça e tenha melhores resultados.

E você, já usa alguma tecnologia? Comente!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top