skip to Main Content
segurança do trabalho na construção civil

Segurança do trabalho: Os cuidados necessários na construção Civil!

A segurança do trabalho na construção civil é considerada muito importante, tanto quanto projetar, orçar e planejar. Pois como se sabe, esse ambiente de trabalho é bastante perigoso e não é agradável para ninguém sofrer ou ter que conduzir acidentes.

Segundo o último anuário estatístico da previdência social, a construção civil é o 5º setor econômico que contêm a maior quantidade de acidentes e o 2º em número de acidentes fatais aos trabalhadores.

Os acidentes nessa área geralmente são ligados a negligências que proporcionam condições de trabalho inseguras e a trabalhadores descuidados que acabam cometendo ações incertas.

Normas e regulamentos

A Segurança do Trabalho na área da construção civil é baseada em normas e regulamentos que estão descritos na portaria 3214/78 do ministério do trabalho e emprego (MTE).

No meio dessas normas, a NR-18 constitui diretrizes administrativas, de planos e organizações para colocar sistemas de prevenção e medidas de controle nos procedimentos, nas condições e no ambiente de trabalho na indústria da construção, além de originar a elaboração do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção).

O cumprimento do PCMAT é indispensável em lugares que contenham 20 ou mais trabalhadores. As demais empresas que contêm menos de 20 empregados são obrigadas a cumprir com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).  

Abaixo você irá ver algumas dicas que auxiliam na Segurança do Trabalho na Construção Civil:

Tenha um profissional de Segurança do Trabalho no local

Um técnico de Segurança do Trabalho pode fazer uma grande diferença quando o assunto for evitar acidentes na construção civil.

Ele pode monitorar o modo com que os equipamentos de segurança estão sendo utilizados, demarcar a rota e o movimento do maquinário pesado, definir espaços de carga e descarga de materiais e corrigir técnicas erradas dos trabalhadores que possam acabar  prejudicando-os.

Garanta a utilização correta de equipamentos de proteção

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário, o grande número de acidentes que acontecem nessa área estão relacionadas em grande parte a falta da utilização dos equipamentos de proteção individual e coletivo.

Por isso é muito importante que exista em uma construtora uma COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES- CIPA, pois, esta comissão além de disponibilizar os dispositivos recomendados aos riscos que cada atividade oferece, exige o seu uso e sempre está de olho nas trocas e manutenções que precisam ser feitas.

Na maior parte das vezes, os trabalhadores não aceitam utilizar os equipamentos necessários achando que pode atrapalhar no trabalho, por esse motivo, é necessário que haja alguém que os conscientizem dos riscos e que não deixe que eles relaxem quando o assunto for o equipamentos de segurança.

Planejamento é fundamental

É indispensável que sempre haja um um bom planejamento quando o assunto é construção civil.

É necessário que exista o preparo do canteiro de obras, o planejamento de compras de materiais, a utilização de materiais de boa qualidade e uma equipe qualificada e organizada, tudo isso colabora para que os riscos de acidentes em sua obra sejam reduzidos a zero praticamente.

Use a tecnologia a seu favor

Com o uso da tecnologia é provável que você consiga agilizar e aumentar o nível de segurança em sua empresa de construção civil. Você pode implantar aplicativos ou softwares de gestão desenvolvidos para o setor, por exemplo.

Com o uso destes sistemas é possível registrar e examinar planilhas e relatórios com a finalidade de ajudar na gestão de segurança do ambiente de trabalho.  Isso pode ser realizado do escritório ou de onde você se encontrar através de tablets e smartphones, que apresentam ainda mais rapidez aos procedimentos e processos de gestão e segurança.

E como você trata o assunto Segurança do Trabalho em sua empresa de Construção Civil? Qual a sua opinião à respeito? Sua opinião é muito importante para nós, por isso, deixe-a nos comentários abaixo!

Até a próxima!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Nova Azienda?

Somos uma Assessoria Contábil – SP, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @novaazienda.contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Back To Top