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Você sabe calcular a margem de lucro de um produto? Veja essas dicas

É uma pergunta comum entre os empreendedores, principalmente os micro e pequenos empresários.

 

  • “Por quanto devo vender meu produto?
  • Será que vendendo por este valor terei lucro?
  • Qual será o meu retorno financeiro?
  • Será satisfatório”?

 

Para responder a estas questões primeiramente é necessário saber avaliar e dimensionar o custo do produto ou serviço. Conhecendo os gastos incorridos e necessários na fabricação de um produto ou na prestação do serviço, será possível calcular a margem de lucro de um produto.

Veja algumas dicas para calcular o preço de venda e a margem de lucro de produtos.

Saiba quanto custa seu produto

Custo é quanto a empresa gasta para produzir o produto ou para executar o serviço. Pode ser:

  • Direto – aquele que está ligado diretamente ao produto, como a matéria prima e mão de obra empregada diretamente;
  • Indireto – aquele que não é identificado diretamente nos produtos e serviços, como manutenção de equipamentos, aluguéis, depreciação de equipamentos.

Vamos imaginar que o seu produto X tenha um custo assim distribuído:

Matéria prima: R$3,50

Mão de obra: R$6,00

Manutenção do equipamento: R$0,50

Calcule o preço de venda

A formação do preço de venda é de extrema importância para o sucesso do empreendimento, pois um cálculo errado pode ocasionar consequências graves para a empresa.

O preço de venda é a soma do custo do produto, mais as despesas, mais o lucro, ou seja, é o valor que será vendido para o cliente. No exemplo citado, o produto X tem um custo total de R$10,00.

Agora veremos a despesa, que é o valor gasto com bens e serviços referentes à manutenção das atividades da empresa, inerentes à atividade produtiva. São gastos com material de escritório, salários da administração, pagamentos de impostos, comissões. As despesas classificam-se em:

  • Fixas – são aquelas que não variam de acordo com o volume produzido ou vendido;
  • Variáveis – são aquelas que variam em função do volume produzido ou vendido.

Suponhamos que as despesas para o produto X sejam:

Comissão de vendedores:  R$1,50

Impostos: R$3,00

Despesas fixas proporcionais – água, luz, telefone: R$0,50

Total das despesas: R$5,00

Para cálculo do preço de vendas, seguindo o exemplo do produto X, e desejando obter uma margem de lucro de 15%, temos que preço de venda será:

PV =                         100 x Custo                          =

100 – Margem de lucro em porcentagem

PV = 100 x 10,00

100 -15

PV = R$11,76

Determine a margem de lucro com segurança

A margem de lucro é quanto a empresa ganha acima do valor de custo de seu produto. É um valor embutido no preço de venda. Para o cálculo, utiliza-se a fórmula:

Margem de lucro = Preço de Venda – Custo  x 100

Preço de Venda

A margem de lucro, em percentual, poderá ser sobre o custo unitário ou ainda sobre preço de venda da produção. Geralmente as empresas trabalham em com uma margem mínima de 15%.

Após o cálculo efetuado, verifique a razoabilidade do preço de venda do produto. Cuide para que o índice não seja nem muito baixo, nem alto, tornando o preço de venda impraticável. Quanto maior a margem de lucro, mais caro o produto, o que pode ocasionar queda nas vendas. Também, quanto menor a margem de lucro, menor o preço do produto– empresa pode não atingir sua meta de retorno financeiro.

A margem de lucro também pode ser adequada de acordo com a lei da oferta e procura, ou de acordo com o índice aplicado pelo seu concorrente. O importante é que seja concordado um valor com segurança, pois o cálculo correto da margem de lucro é um dos fatores que manterá sua empresa competitiva no mercado.

Pense nisso, mãos à obra e muito boa sorte!

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